
Entre os dias 16 e 26 de agosto, estão abertas as inscrições no Programa Voluntário pela Natureza do Parque Estadual do Cantão (TO), administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturantins). O processo seletivo escolherá voluntários para atuar na unidade de conservação no escopo do Projeto Quelônios do Tocantins. De acordo com o edital, os voluntários selecionados participarão da pesquisa e manejo de espécies de tartaruga-da-amazônia (P. expansa) durante o período reprodutivo destes animais, que acontece de agosto a dezembro.
O Projeto Quelônios do Tocantins promove o repovoamento de tartarugas da Amazônia e tracajás na região do Cantão, considerado o berçário de toda a ictiofauna da bacia do rio Araguaia. Desenvolvido pelo governo estadual com apoio do Ibama e da iniciativa privada, o projeto já devolveu à natureza mais de oito mil filhotes de tartaruga-da-amazônia.

Para participar, os candidatos devem ser maiores de 18 anos e ter formação (ou estar matriculado) em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação nas áreas de Biologia, Oceanografia, Veterinária,
Engenharia Ambiental, Educação Ambiental ou áreas afins.
São oferecidas 12 vagas, sendo 08 de preenchimento imediato e 04 de cadastro reserva. O período das atividades pertinentes ao projeto será de 03 de setembro a 20 de dezembro de 2018. O candidato poderá escolher o tempo de atuação no projeto optando em realizar suas atividades pelo período mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias. As inscrições devem ser realizadas pela internet através do preenchimento de formulário disponível neste link.
O resultado da seleção dos candidatos será divulgado até o dia 29 de agosto de 2018, no site do Instituto Natureza do Tocantins, neste link.

*Com informações do Naturantins