Categorias
Blog

Para deixar a Pedra ainda mais Bonita

Mutirão realizado em ponto turístico dono Parque Nacional da Tijuca, une voluntários em nome do reflorestamento e do plantio de mudas nativas.

Voluntárias no mutirão. Foto: Felipe Martins
Voluntárias no mutirão. Foto: Felipe Martins

No domingo, a Pedra Bonita, um dos pontos turísticos do Parque Nacional da Tijuca (RJ), recebeu um público especial: cerca de 40 voluntários reunidos em um mutirão organizado para o reflorestamento do local. A ação organizada pelo parque nacional plantou 300 mudas de plantas nativas e retirou 1.200 m² de capim, que é espécie exótica invasora do bioma Mata Atlântica. De acordo com a organização do evento, a Pedra Bonita foi escolhida como palco da força-tarefa voluntária em razão dos recentes incêndios que aconteceram no local.

As mudas plantadas foram todas produzidas no próprio parque, também graças à mão-de-obra voluntária. Haviam espécimes de palmito jussara, ipê amarelo, pitanga, azulzinha, grumixama, cedro rosa, cambucá, ingá e copaíba – todas espécies nativas da unidade de conservação. A partir do plantio, será feito um acompanhamento quinzenal das mudas e um controle da rebrota do capim que foi retirado.

O evento fez parte da terceira edição da campanha “Dia Verde”, que visa o plantio de árvores nativas em todo Brasil, e estimula a participação e o engajamento das pessoas na ação, como parte também de uma iniciativa de educação ambiental.

Dentre as atividades realizadas no mutirão, além do plantio das mudas, também houve coleta de lixo e a orientação aos visitantes com relação às condutas adequadas dentro do parque, principalmente com relação aos impactos e prejuízos causados pela presença de cães na Pedra Bonita.

Este foi o 130º mutirão de atividade voluntária organizado pelo Parque Nacional da Tijuca. O parque nacional possui um programa de voluntariado que inclui atividades regulares todas as semanas, às terças, quartas, quintas e sábados, em diferentes setores do parque. Para se informar melhor ou se cadastrar como voluntário para futuros eventos, acesse o link.

Equipe de Voluntários do 130º mutirão do Parque Nacional da Tijuca. Foto: Derli Oliveira
Equipe de Voluntários do 130º mutirão do Parque Nacional da Tijuca. Foto: Derli Oliveira
Voluntários no Mutirão. Foto: Felipe Martins
Voluntários no Mutirão. Foto: Felipe Martins

 

 

 

Comentários

comentários