
Na última semana, o Parque Estadual de Monte Alegre (PA) realizou a capacitação de 25 condutores locais. O curso “Condutor de Trilhas e Caminhadas” reuniu moradores de comunidades do entorno do parque para promover a qualificação dos serviços turísticos oferecidos na região. Os alunos puderam aprender mais sobre unidade de conservação, gestão ambiental, ecoturismo, técnicas de condução de trilhas e até noções de sobrevivência na selva e animais peçonhentos. Para viver na prática alguns desses conhecimentos, ao final das aulas teóricas, os participantes realizaram a trilha da Pedra do Pilão, um dos principais atrativos turísticos da unidade.
A iniciativa, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) aconteceu entre os dias 26 de junho e 1º de julho. As aulas fazem parte do Programa de Qualificação do Turismo da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR). O objetivo é qualificar profissionais em múltiplas áreas do turismo e estimular a geração de emprego e renda entre os moradores capacitados.
As capacitações de moradores das unidades de conservação (UCs) e entornos visam atender a Instrução Normativa n°004, de 12 de abril de 2017, que estabelece normas e procedimentos para o exercício da atividade de condução de visitantes nas unidades de conservação estaduais. Está previsto ainda mais um módulo, com o tema de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que será realizado no segundo semestre, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

*Com informações do Ideflor-bio