Parque Nacional da Serra da Capivara terá gestão compartilhada


Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: André Pessoa
Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: André Pessoa

O Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) adotará modelo de gestão compartilhada. Nesta quarta-feira (25/01), o Ministério da Cultura, o Governo do Piauí, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação do Homem Americano (Fumdham) assinaram acordo de cooperação técnica para regular as relações entre os participantes e definir as atribuições específicas de cada um.

Embora não preveja o repasse de recursos, o acordo estabelece a criação de um Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão que será formado por representantes das entidades signatárias. O comitê ficará encarregado da elaboração de um diagnóstico da situação atual do parque e, em sequência, de um plano de gestão que defina ações, prazos, responsabilidades e uma previsão de custos para execução das ações. O prazo para conclusão do plano é de 6 meses.

“A responsabilidade do parque é de todos. É importante o contato permanente e não só formalidade. Estamos assumindo a responsabilidade junto com vocês (demais participantes). Vamos agora pensar no turismo e na importância do parque para o Piauí, para o Nordeste, para o Brasil e para a humanidade”, destacou o ministro da Cultura, Roberto Freire, no evento de assinatura do acordo.

Ministro da Cultura, Roberto Freire,Roberto Freire, assina o acordo de cooperação. Foto: Acácio Pinheiro
Ministro da Cultura, Roberto Freire,Roberto Freire, assina o acordo de cooperação. Foto: Acácio Pinheiro

 

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo