Categorias
Blog

Parque Nacional de São Joaquim comemora aniversário nas alturas

A unidade de conservação catarinense reuniu aproximadamente 40 pessoas para uma expedição comemorativa dos 56 anos do parque.

Parque Nacional de São Joaquim (SC) comemora 56º aniversário. Foto: Dario Lins/WikiParques
Parque Nacional de São Joaquim (SC) comemora 56º aniversário. Foto: Dario Lins/WikiParques


Hoje é um dia de festa no
Parque Nacional de São Joaquim (SC). Para celebrar o seu 56º aniversário, a unidade de conservação federal recebeu aproximadamente 40 pessoas, que fizeram a trilha das Nascentes do Rio Pelotas. A trilha também faz parte do roteiro comemorativo “10 picos, 10 travessias”, pelos 10 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além de visitantes, participaram da caminhada: servidores e condutores do parque, membros do Exército, da Força Aérea e do Corpo de Bombeiros, agências de turismo e representantes da ONG local Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida). A trilha começou na estrada do Morro da Igreja e terminou na borda da Serra Geral, próxima ao cânion, num percurso total de 12 quilômetros.

Mais do que um aniversário, a comemoração marca também o alívio depois de um início de ano turbulento, com a possível redução de 20% do território do parque. A diminuição proposta pelas Medidas Provisórias 756 e 758 foi vetada em meados de junho. O gestor do Parque Nacional de São Joaquim, Paulo Santi, respira aliviado e conta que “essa situação nos fez valorizar ainda mais a prioridade da visitação na nossa agenda. Porque nós precisamos envolver as pessoas e os visitantes para que o parque tenha um significado para essas pessoas e elas lutem por ele conosco”.

Segundo o gestor, a ideia é fazer mais eventos como esse, que tragam o público para dentro da unidade, assim como os moradores dos municípios do entorno, como Uribici, a principal porta de entrada do parque.

Nevoeiro esconde o Rio Pelotas. Foto: Raphael Sombrio/WikiParques
Nevoeiro esconde o Rio Pelotas. Foto: Raphael Sombrio/WikiParques


Outro presente de aniversário na lista de São Joaquim é o Plano de Manejo. Apesar de ser já um senhor de 56 anos, o parque ainda não elaborou o seu documento norteador das unidades de conservação. De acordo com Paulo, isso não irá durar muito tempo. Está previsto para agosto a apresentação do plano, que precisará ser aprovado para então ser oficialmente reconhecido como instrumento de gestão. Sem dúvida, será um presentão.

O Parque Nacional de São Joaquim

O parque foi criado em 6 de julho de 1961 com o objetivo de preservar as matas de araucária (floresta ombrófila mista), uma das formações mais ameaçadas do país. Integrante do bioma Mata Atlântica, esse ecossistema possui atualmente menos de 5% de sua cobertura original, com remanescentes extremamente fragmentados e pressionados pela atividade madeireira.

O parque está localizado na Serra Geral, no estado de Santa Catarina, com uma área de 49.800 hectares, abrangendo os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans, Grão-Pará e Lauro Muller.

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários