Categorias
Blog

Parque Natural Municipal do Trabiju reabre ao público

Fechada em razão de um incêndio em maio de 2018, a unidade de conservação lança agenda para visitação de pequenos grupos.

O Parque Natural Municipal do Trabiju está novamente aberto ao público. A agenda de visita para pequenos grupos já se encontra disponível junto à Prefeitura. Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba

O Parque Natural Municipal do Trabiju (SP) foi reaberto ao público no último sábado, dia 06/04. A unidade de conservação estava fechada desde maio de 2018, quando um incêndio destruiu as ocas que abrigavam uma exposição permanente. A agenda de visita para pequenos grupos já está disponível.

No mês passado, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura realizou mutirões com voluntários no parque para organizar a infraestrutura para receber os primeiros novos visitantes. A recepção será realizada por voluntários e equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

Entre seus atrativos estão as trilhas como da Ponte Pênsil e da Caixa D´Água, que colocam o visitante diretamente em contato com a natureza. As espécies encontradas estão o sapinho-dourado, endêmico da Mata Atlântica. Também são o sapo-folha, a aranha-flor e uma infinidade de insetos, repteis, mamíferos, felinos, roedores e pássaros.

Além dos atrativos naturais, o local possui um sítio histórico-cultural que abriga o complexo do sistema de abastecimento hídrico implementado pelo município no século XIX para abastecimento de Pindamonhangaba.

O parque conta com alojamento para pesquisadores, com dormitório, cozinha, toaletes, salas de estudo, trabalho e auditório para apresentações.

Para participar de um grupo ou inscrever seu grupo para visitação, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (11) 3645-1797 ou pelo e-mail parquedotrabiju@pindamonhangaba.sp.gov.br.

 

*Com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba e O Vale

 

 

 

Comentários

comentários