Categorias
Blog

Patrimônio arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara ganha exposição

A mostra “Serra da Capivara – Homem e Terra”, em exibição no Rio de Janeiro, reúne peças de cerâmica e raras obras pré-históricas.

Parna Serra da Capivara_André PessoaWkps
Uma das incontáveis pinturas rupestres na Serra da Capivara. Foto: André Pessoa/WikiParques

Ontem (03/10), o Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, inaugurou a exposição inédita Serra da Capivara – Homem e Terra. A partir de hoje, a mostra aberta ao público geral traz peças de cerâmica e obras pré-históricas, um pouco do rico patrimônio arqueológico protegido pelo Parque Nacional da Serra da Capivara (PI). Parte do acervo exposto pertence ao Museu do Homem Americano, mantido pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), no Piauí.

Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Serra da Capivara possui 1.200 sítios arqueológicos – a maior concentração conhecida nas Américas – e incontáveis pinturas rupestres. Na exposição, o visitante poderá mergulhar um pouco nesse universo a partir de projeções com imagens do parque e até mesmo um espaço interativo onde poderá simular uma escavação arqueológica em uma mesa digital. A viagem ao passado remonta há pelo menos 48 mil anos, datação que os arqueólogos atribuem a presença do homem pré-histórico na Serra da Capivara, a mais antiga registrada no continente americano.

A exposição está dividida em quatro espaços: Sala Arqueologia, Sala Inscrições Rupestres, Sala Mestres Ceramistas, e Sala Oficina. A arqueóloga Nièle Guidon, um dos nomes mais icônicos na defesa do patrimônio da Serra da Capivara, acredita na importância da mostra. “Esta exposição irá mostrar para o Brasil esse patrimônio de valor inestimável que temos encravado no semiárido piauiense e ainda pouco conhecido internamente. Já fizemos exposições em vários países e algumas no território nacional. No mundo todo, os patrimônios históricos recebem milhões de visitantes por ano, gerando renda nos destinos, como é o caso da França, onde o turismo é o maior peso do PIB. E é isso que precisa acontecer no Piauí. A Serra da Capivara é incomparável e o brasileiro deve se apropriar disso”, pontua Nièle.

Exposição do CRAB mostra a cerâmica artesanal produzida pelos artesãos do Piauí_Divulgação SEBRAE
Exposição do CRAB mostra a cerâmica artesanal produzida pelos artesãos do Piauí. Foto: Divulgação SEBRAE

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, essa exposição é uma oportunidade ímpar para todos conhecerem o que é a Serra da Capivara e sua riqueza histórica, cultural e artesanal. “Vamos levar conteúdo de relevância mundial para o CRAB, já que se trata de um Patrimônio Cultural da Humanidade, mas que ainda tem pouca visibilidade. É uma exposição diferenciada, que mescla conteúdo museológico com o trabalho dos artesãos ceramistas locais. A nossa expectativa é a melhor possível, já que essa será uma oportunidade única, para muitos, de conhecer um pouco da história dos homens mais antigos das Américas”, destaca.

 

Serviço:

Exposição Serra da Capivara – Homem e Terra
Quando? Entre 4 de outubro a 20 de janeiro de 2018. (de terça a sábado, das 10 às 17h)
Onde? CRAB SEBRAE, na Praça Tiradentes, 69, Rio de Janeiro – RJ
Quanto? Entrada gratuita.

 

*Com informações SEBRAE

 

 

 

Comentários

comentários