
O Parque Estadual Serra Verde (MG) registrou um raro urutau (Nyctibius Griseus) pela primeira vez. A ave de hábitos noturnos, com habilidade de permanecer imóvel para se camuflar, foi encontrada pela equipe de brigadistas do parque durante as rondas de prevenção a incêndios florestais. O animal foi avistado em uma área remota da unidade de conservação.
Segundo o geógrafo e monitor ambiental do Parque, Miguel Filho, durante a ronda dos brigadistas, um deles o chamou para identificar uma ave diferente que haviam visto. “Ao chegar ao local identifiquei que era um urutau. O curioso é que já fizemos várias trilhas à noite na unidade de conservação e nunca tínhamos avistado a espécie, fomos encontrá-la justamente durante o dia, o que é muito raro”, contou.
O monitor disse também que alguns fatores levam a crer que a espécie não está só de passagem, mas provavelmente habitando a área da unidade. “Por ter sido avistada justamente de dia e pousada em uma árvore, acreditamos que a ave fixou moradia no parque. Isso demonstra a importância de se ter refúgios verdes em áreas urbanas”, acrescenta.
Saibam mais sobre a espécie aqui.
Trilhas no Parque
O Parque Estadual Serra Verde realiza, periodicamente, caminhadas guiadas e temáticas. A próxima será a “Trilha dos Bichos”, que acontecerá no dia 11/11, sábado. O tema será a observação de aves. É uma oportunidade para se avistar e registrar algumas das mais de 100 espécies que já foram catalogadas na unidade de conservação. Para mais informações, acesse a página do Facebook do Parque.