Trilha Transcarioca se torna membro da World Trails Network


Travessia_10(wkps)
A Trilha Transcarioca percorre os morros e florestas em plena metrópole. Foto: Duda Menegassi

Oficialmente inaugurada em fevereiro de 2017, a Trilha Transcarioca (RJ) pode comemorar seu primeiro ano de vida com pose de gente grande. O percurso de 180 km que cruza a cidade do Rio de Janeiro foi reconhecido em dezembro do ano passado como membro da World Trails Network (WTN), uma rede mundial que visa conectar as diversas trilhas do mundo para promover uma colaboração global. É a primeira trilha da América do Sul a ser reconhecida pelo grupo que possui membros de mais de 20 países.

De acordo com o coordenador-geral do Movimento Trilha Transcarioca, Horacio Ragucci, entrar no grupo foi uma das grandes conquistas de 2017. “O World Trail Network apresenta as melhores trilhas de longo curso do mundo e é uma grande honra para Transcarioca estar neste grupo. Sem falar que isto também abre outras possibilidades de financiamento e patrocínio”, comemora o coordenador.

O WTN reúne associações e defensores de trilhas; caminhantes e entusiastas da vida ao ar livre. “A World Trails Network trabalha para sustentar uma indústria de trilhas globalmente significativa ao fortalecer iniciativas e organizações de trilhas regionais, ao mesmo tempo que defende a nível internacional uma política amigável e uma qualidade contínua e desenvolvimento de trilhas sustentáveis”, descreve a organização.

Foto: Duda Menegassi
Sinalização da Trilha Transcarioca. Foto: Duda Menegassi

A Trilha Transcarioca

O percurso de 180 quilômetros corta a cidade do Rio de Janeiro de leste a oeste e passa por atrativos como praias selvagens, morros e mirantes. Além de cartões-postais da Cidade Maravilhosa como o Corcovado, onde está a estátua do Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, e o Pão de Açúcar, linha de chegada da Trilha Transcarioca. Todo o caminho está sinalizado com pegadas nas cores amarela ou preta, de acordo com o sentido.

Para saber mais sobre a Trilha Transcarioca, acesse o verbete do WikiParques!

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo