
Ontem (30/11), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançou uma nova plataforma para divulgar os parques estaduais à população. O site Visite Parques Estaduais do Rio de Janeiro reúne informações como os atrativos, as trilhas, a lista dos condutores credenciados e uma seção dedicada à observação de aves, onde é possível baixar um folder com as espécies de aves que podem ser avistadas na unidade. Durante o lançamento, que reuniu mais de 200 pessoas, também foram distribuídos mapas turísticos de todos os 11 parques estaduais e da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (RJ).
Somadas, as 12 unidades de conservação recebem aproximadamente 3 milhões de visitantes por ano. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DIBAPE) do Inea, Paulo Schiavo, reforçou que a expectativa não é apenas o aumento da visitação, mas também o aumento da qualidade dessa visitação. “Mais do que o número de visitantes, nós temos a expectativa de que as pessoas irão conhecer melhor as unidades. E nós esperamos que a partir daí os parques estaduais se consolidem como um destino turístico do Rio de Janeiro e entrem na veia da economia, principalmente aquela de base comunitária e local”, explicou o diretor.
Em sintonia com o objetivo do órgão ambiental de transformar os parques em importantes pontos turísticos do estado, o diretor de planejamento da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TURISRIO), da Secretaria de Estado de Turismo, César Werneck, comemorou o site. “Há algum tempo os parques estão prontos para receber os turistas e o que faltava era isso: divulgação”, pontuou César. O representante da TURISRIO anunciou ainda que o site será apresentado para Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) para que os agentes de viagem conheçam e abracem a ferramenta.

O presidente do Inea, Marcus de Almeida Lima, esteve presente e reforçou a importância do uso público para conservação. “É preciso valorizar as unidades de conservação que permitem a visitação, porque nós precisamos que as pessoas conheçam os nossos parques. Se você não permite que a sociedade entre e conheça, de acordo com as normas de cada unidade, você não pode esperar que essa sociedade seja sua aliada”, falou o presidente.
O site era um sonho antigo do Inea e levou cerca de 2 anos para reunir toda a informação necessária para construí-lo. Principal responsável pela criação do site, a coordenadora de Visitação, Negócios e Sustentabilidade, Manuela Tambellini, fez questão de agradecer aos guarda-parques de cada unidade, que compartilharam o seu conhecimento para alimentar a plataforma. “Para fazer um site com informações do estado inteiro, sobre múltiplos atrativos naturais, você precisa contar com os braços que estão nas unidades. Então os gestores e os guarda-parques, que vivem o dia-a-dia da unidade, foram fundamentais para nos ajudar com conteúdo, desde fotos até o mapeamento das trilhas, com a classificação do nível de dificuldade e, a duração”, explicou a coordenadora.

Manuela contou ainda que o site, que foi financiado através de recursos de compensação ambiental, era um sonho antigo do Inea. “Isso é resultado de um projeto de dois anos, mas é uma ferramenta que já é desejada há muito mais tempo, fruto de uma política pública de incentivo à visitação. Porque o grande objetivo dos parques é a visitação, o ecoturismo. Mas não adianta a gente convidar as pessoas para visitarem os parques se nós não damos o endereço, não mostramos para eles o que vão encontrar. Mas antes de fazer isso, nós tivemos o trabalho de arrumar a casa, por assim dizer, com ações como o manejo das trilhas e a capacitação dos condutores de visitantes. Nós trabalhamos nisso e agora nós temos a ferramenta e o convite concreto para todos visitarem os nossos parques”, concluiu.
Outro destaque do site, é uma área dedicada ao Programa de Voluntário Ambiental do Inea, que deve ser lançado oficialmente na primeira quinzena de dezembro deste ano. Por enquanto, os interessados terão a oportunidade de realizar um pré-cadastro para participar do programa.
Saiba quais são as 12 unidades de conservação que você pode explorar no site: os parques estaduais da Pedra Branca, da Serra da Tiririca, do Desengano, da Lagoa do Açu, do Mendanha, da Pedra Selada, da Concórdia, do Cunhambebe, da Ilha Grande, da Costa do Sol e dos Três Picos; e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga.
Acesse aqui o novo site do Inea e, convite feito, visite os parques!