
Na última semana, o Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas (PA) e a Área de Proteção Ambiental de São Geraldo do Araguaia (PA) realizaram a soltura de mais de 2.200 tracajás (Podocnemis unifilis) e tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa) à beira do rio Araguaia. Os animais representam 52% dos ovos de quelônios que foram resgatados em ações de fiscalização ao longo de 2017 pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), órgão gestor das unidades de conservação estaduais do Pará, e o Instituto Ambiental Xambioá (IAX).
Em 2017, a parceria entre o Ideflor-bio e o IAX resgatou 4.400 ovos de quelônios em locais de risco, o que representa um aumento de 270% na quantidade de ovos coletados em períodos anteriores. Após o resgate, os ovos são mantidos em um berçário e recebem cuidados até chocarem. Os quelônios recém-nascidos continuam no berçário até atingirem o tamanho e peso ideais para a soltura nas praias que margeiam o rio Araguaia.
A soltura contou com a participação de estudantes e professores das comunidades do interior e dos entornos do parque estadual e da área de proteção ambiental, ambas localizadas no município de São Geraldo do Araguaia. De acordo com a gerente da Região Administrativa do Araguaia do Ideflor-bio, Evandra Vilacoert, “a participação das comunidades locais na soltura dos quelônios é mais uma atividade de sensibilização e de educação ambiental que realizamos junto aos alunos e professores das escolas da rede pública que compõem as duas unidades de conservação”.
*Com informações do Ideflor-bio