Categorias
Blog

Websérie apresenta duas espécies ameaçadas de tamanduás da Amazônia

“Moradores da Floresta” traz imagens gravadas na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) na Reserva Extrativista Chico Mendes. Animal é um dos destaques do 4º episódio da série Moradores da Floresta. Foto: WWF-Brasil

Com o objetivo de educar e conscientizar, a série Moradores da Floresta traz imagens da fauna Reserva Extrativista Chico Mendes (AC) capturadas por armadilhas fotográficas. O mais novo vídeo, lançado na sexta-feira (23/11) aborda duas espécies de tamanduás da Amazônia: o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla). Ambas espécies estão na lista global de animais ameaçados da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), e constam como ameaçadas ou extintas em lista locais no Brasil.

O lançamento do  4º episódio da série coincide com a comemoração do Dia Mundial dos Tamanduás (#TamanduaDay). Ao todo serão 10 vídeos, divulgados mensalmente, que  trazem informações sobre algumas das espécies mais marcantes e raras das florestas da Amazônia, a partir de imagens capturadas por armadilhas fotográficas. As câmeras ficam escondidas, amarradas em árvores e funcionam com um sensor de luz que dispara sempre que o animal passa pela frente do equipamento. Desde dezembro de 2017 foram capturados cerca de 2 mil registros de mais de 30 espécies diferentes.

Foto: Felipe Spina Avino

A série chama atenção para a necessidade de conservar espécies amazônicas. Em relação aos tamanduás, com Felipe Spina Avino, biólogo e analista de conservação do WWF-Brasil, explica o declínio das populações de tamanduá. “Ambas espécies de tamanduá sofrem pressão devido a ocupação de extensas áreas do Brasil para agricultura em larga escala, e ao desmatamento que reduzem seus habitats naturais. Além disso, as queimadas, a caça predatória, e o atropelamento desses animais, também são fatores que colocam as espécies em risco”, explica.

O trabalho é uma parceria entre WWF-Brasil, Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta) e  Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri (Amoprex), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do conselho gestor da Resex Chico Mendes.

Você pode conferir a série de vídeos aqui.

 

*Com informações do WWF-Brasil

 

 

 

Comentários

comentários