Nova espécie de rã encontrada na Estação Ecológica Juami-Japurá, a Allobates juami. Foto: Pedro Ivo Simões

Nova espécie de rã encontrada na Estação Ecológica Juami-Japurá, a Allobates juami. Foto: Pedro Ivo Simões


Artigo publicado recentemente na revista científica Zootaxa descreve uma nova espécie de rã encontrada em fevereiro de 2017 na Estação Ecológica Juami-Japurá (AM), a Allobates juami. O estudo envolveu pesquisadores da PUC do Rio Grande do Sul, do Museu de História Natural La Salle da Venezuela e do Departamento de Herpetologia do Museu Americano de História Nacional.

A descoberta é fruto de uma expedição à unidade de conservação. Os pesquisadores realizaram buscas visuais e acústicas por anfíbios e répteis em 4 áreas da unidade, compreendendo duas áreas de florestas de terra-firme e duas áreas alagáveis nos leitos dos rios Juami e Japurá, além de uma 5ª área na margem esquerda do rio Japurá.

Como resultado da expedição, foi registrado um total de 29 espécies de répteis e 55 de anfíbios. Considerando dados de um levantamento anterior realizado em 2005, a expedição incrementou em 244% e 34% o número de espécies de anfíbios e répteis registrados na estação ecológica. “O resultado dessa pesquisa mostra que a Esec cumpre seu papel dentro da categoria a qual foi designada de pesquisa e conservação. Esse tipo de resultado pode atrair o interesse de mais pesquisadores e instituições para a região”, afirmou Elder Pena, chefe da unidade de conservação. 

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários