Equipe filma dentro de um igapó cenas da 5ª temporada do Pé no Parque. Foto: Marcio Isensee/PénoParque


Às margens do Rio Negro e próximo de Manaus, o Parque Nacional de Anavilhanas (AM) é considerado o segundo maior arquipélago fluvial do mundo e ajuda a proteger uma rica biodiversidade, além de paisagens que fazem jus à imensidão amazônica. É para lá que nos leva a 5ª temporada de Pé no Parque, movimento que busca estimular o turismo em áreas de proteção ambiental e reforçar a importância da conservação da natureza.

A estreia da nova temporada será feita em grande estilo, nesta sexta-feira (15/11) às 20h00 durante a abertura do 22º Eco Festival do Peixe-Boi. O evento cultural é realizado no município de Novo Airão, principal porta de entrada para os visitantes que desejam conhecer o parque. O festival é gratuito e aberto ao público.

O Movimento Pé no Parque levará ao município também uma vivência de educação ambiental em parceria com o Instituto Moleque Mateiro e com a Fundação Almerinda Malaquias (FAM). As ações serão feitas com alunos da rede pública municipal de ensino de Novo Airão.

O primeiro dos quatro episódios será lançado nacionalmente em 20/11, às 19 horas, e os outros três vídeos que completam a série estarão disponíveis ao público até 11/12, veiculados sempre às quartas-feiras. Todos os episódios poderão ser vistos no site do Pé no Parque e no canal do WikiParques no Youtube.

Os bastidores da nova temporada da websérie. Foto: Marcio Isensee/PénoParque


A nova temporada de Pé no Parque retrata a beleza singular de Anavilhanas e seu arquipélago formado por mais de 400 ilhas. A cada episódio, em meio a paisagens de tirar o fôlego, é possível descobrir aspectos diferentes do parque, como a força do turismo de base comunitária que é chave para conscientizar as pessoas sobre o valor da floresta em pé. A série traz histórias de personagens que tiveram suas vidas transformadas pelo parque nacional. É o caso de Roberto Brito de Mendonça, que no passado derrubava árvores e abandonou a atividade para trabalhar com turismo. “Hoje eu não vejo valor apenas em uma árvore, eu olho a floresta inteira”, afirma.

A importância do Rio Negro para a biodiversidade e para o desenvolvimento da região e a cultura do caboclo ribeirinho também fazem parte da série, que explora ainda outros atrativos turísticos de Anavilhanas.

“O mundo todo fala sobre a Amazônia, mas para muitos brasileiros o bioma é apenas uma vasta e desconhecida imensidão de floresta. Nesta temporada, a gente espera tornar a Amazônia mais real para o público e também mais humana, mostrando que o turismo é uma ferramenta poderosa para unir conservação e desenvolvimento local sustentável”, conta a roteirista da websérie, Duda Menegassi. “O Parque Nacional de Anavilhanas tem uma localização privilegiada, próxima a Manaus, que é uma das principais portas de entrada para o turismo na Amazônia”, acrescenta.

A websérie é dirigida pelo fotógrafo Marcio Isensee e Sá, diretor do documentário Sob a Para do Boi (2018), e produzida por WikiParques e ((o)) eco, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. “Com o movimento Pé no Parque, queremos despertar o interesse dos brasileiros pelas áreas naturais e estimular a visitação em parques nacionais. Além de fortalecer a economia da região, o turismo sensibiliza o visitante sobre a importância da conservação da natureza e também desperta a sensação de pertencimento na comunidade local, que passa a valorizar e a cuidar ainda mais do ambiente natural em que vive”, comenta a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes.

O arquipélago de Anavilhanas, protegido pelo parque nacional. Foto: Marcio Isensee/PénoParque


O parque

Localizado a 200 km de Manaus, o Parque Nacional de Anavilhanas é acessado por Novo Airão e pode ser visitado o ano todo. Estão entre os atrativos do parque passeios aquáticos; trilhas terrestres e observação de flora e fauna. De setembro a fevereiro, no período de seca, o parque oferece ao turista belas praias de areia branca. Nos meses de cheia, o turista é levado a trilhas aquáticas para conhecer florestas alagadas de igapó. Não há cobrança de ingresso para acessar o parque e as atividades são oferecidas por agentes de turismo e guias locais.

Serviço:

Pré-estreia da 5ª temporada do Pé no Parque | Parque Nacional de Anavilhanas
Quando? 15/11, às 20h, durante a abertura 22º Eco Festival do Peixe-Boi
Onde? Novo Airão (AM) – Quadra da cidade
Quanto? Evento gratuito e aberto ao público

 

 

 

Comentários

comentários