“As pequenas grandes belezas da Floresta Nacional de Canela.” A imagem de autoria da fotógrafa Cátia Sulamita foi uma das finalistas do último concurso WikiParques. Foto: Cátia Sulamita Dias


As festas de fim de ano se aproximam e o WikiParques desde já se junta à celebração, com nova uma edição do tradicional Concurso Fotográfico WikiParques! A partir desta segunda-feira, dia 26/11, até  o domingo, dia 09/12, nossa comunidade de amantes das áreas protegidas brasileiras têm a oportunidade de mostrar os seus talentos fotográficos. 

Da cachoeira aos mares de montanhas. Do pinhão ao xique-xique. Da arara azul ao lobo guará. As unidades de conservação são palco da diversidade da fauna e da flora nacionais, que as guardam paisagens naturais de tirar o fôlego. E é essa riqueza natural que queremos ver nas fotos enviadas por vocês! Não percam esta chance. Confiram a Galeria na Wiki com as imagens dos concursos anteriores. Visitem e se inspirem-se.

A premiação

O vencedor será escolhido por um júri formado pelas equipes do WikiParques e do site ((o))eco. A foto vencedora será revelada através do Blog do WikiParques. Confira abaixo o livros que fazem parte do pacote de premiação.

Conservando a Natureza do Brasil, de Maria Tereza Jorge Pádua

O período entre o fim década de 1960 e meados dos anos 1980 foi único para as áreas protegidas do Brasil: foram estabelecidos mais de 9 milhões de hectares de unidades de conservação federais, especialmente na Amazônia; criadas as primeiras áreas protegidas marinhas; e implantado um amplo e representativo Sistema de Unidades de Conservação do Brasil. Maria Tereza Jorge Pádua foi uma das protagonistas centrais dessa história e compartilha suas memórias neste livro editado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza – instituição da qual a autora é membro do Conselho Curador desde 1990.
 

Guia do Observador de Aves – Reserva Natural Salto Morato, de Fernando C. Straube

O Guia apresenta 100 espécies de aves que ocorrem na Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, localizada em Guaraqueçaba (PR), maior trecho contínuo preservado de Mata Atlântica do Brasil. Assinam os textos da obra três reconhecidos ornitólogos brasileiros: Fernando Straube, Leonardo Deconto e Marcelo Vallejos. Com as informações apresentadas de forma leve e de fácil entendimento, sem linguagem excessivamente técnica, é  indicado aos iniciantes na atividade de birdwatching e aos interessados em começar a se aventurar no mundo das aves.  Para esses públicos, o livro traz informações sobre como identificar diferentes aves, lista de equipamentos necessários para a atividade, comportamentos de um bom observador, além de dicas de horários e locais mais adequados para a prática.
 

Guia Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste, de John A. Gwynne, Robert S. Ridgely, Martha Argel e Guy Tudor

“Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste” é o segundo volume da coleção que retrata as aves brasileiras. Com 432 páginas, 927 espécies, 1300 ilustrações, o guia é um produto inédito, fruto do envolvimento dos maiores especialistas de aves da região e de alguns dos melhores ilustradores de pássaros do mundo. Apresenta mapas de distribuição de cada espécie e informa as que estão vulneráveis ou criticamente ameaçadas de extinção.A introdução de 30 páginas descreve os ambientes da Mata Atlântica e os desafios para a sua conservação.

Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil, de Duda Menegassi

A obra é fruto de uma parceria entre ((o))eco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e traz as reportagens produzidas pela jornalista Duda Menegassi, que percorreu 11 travessias em unidades de conservação federais. As trilhas acompanharam as comemorações dos 10 anos de existência do ICMBio.

Como participar

Não é preciso uma inscrição formal para participar, basta abrir uma conta no WikiParques e enviar suas fotos. Todas as fotos enviadas para o concurso serão incorporadas ao acervo do WikiParques, ficando disponível no site através da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0). 

Quer ganhar o pacote de prêmios? Leia com atenção as regras do concurso!

Aguardamos suas fotos! Participem!

btn-enviar-foto

 

Leia aqui o Regulamento do Concurso Fotográfico WikiParques

O Concurso Cultural WikiParques de Fotografia é promovido pelo WikiParques, um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas.

Além dos verbetes com informações sobre nossas áreas protegidas, o WikiParques também oferece galerias onde as pessoas podem compartilhar fotos dos parques, estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e todas as outras categorias de Unidades de Conservação brasileiras.

O objetivo deste concurso é celebrar as belezas das áreas protegidas brasileiras e incentivar seus amantes a colaborarem, através do WikiParques, a acumular imagens e informações sobre elas. Se você tem uma foto incrível que fez da última vez que visitou um Parque Nacional, ou está planejando conhecer alguma outra área protegida perto da sua casa, veja abaixo como participar do concurso.

Como participar

Para participar do concurso o fotógrafo precisa fazer um cadastro no WikiParques e a foto precisa ser enviada para o WikiParques utilizando o formulário localizado no seguinte endereço:

http://www.wikiparques.org/wiki/Especial:UploadMultiplo

Todas as fotos enviadas para o WikiParques no período de 26 de novembro de 2018 até 09 de dezembro de 2018 estarão concorrendo. Para efeitos de recebimento das inscrições, será considerada a data de envio da foto gerada automaticamente pelo sistema do WikiParques. Não serão aceitas fotos enviadas de nenhuma outra maneira.

Recomenda-se que as fotos tenham no máximo 3MB para evitar que haja problemas na hora do envio. Arquivos maiores que apresentem problemas de visualização poderão ser reduzidos pela equipe do WikiParques para que não prejudiquem o funcionamento do site.

Os concorrentes serão identificados através de seu cadastro no WikiParques. Logo, é importante que o concorrente preencha corretamente seu cadastro, informando seu e-mail. Se o concorrente já tiver uma conta no WikiParques mas não tiver ainda cadastrado um e-mail de contato, é importante que edite seu perfil.

Todas as fotos enviadas para o concurso serão incorporadas ao acervo do WikiParques, ficando disponível no site através da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0).

Quem pode participar

O concurso é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais de qualquer idade. Cada fotógrafo pode participar com quantas fotos quiser. Para participar do concurso a foto deve seguir os seguintes critérios:

  1. A foto precisa retratar uma área protegida localizada dentro do território brasileiro;
  2. A foto não pode ter sido enviada anteriormente para o WikiParques;
  3. Os campos de informação da foto no WikiParques devem ser preenchidos corretamente, incluindo o nome da área protegida retratada e uma descrição do local retratado;
  4. A foto não pode exibir assinatura, bordas, datas, endereço de página web ou qualquer artefato inserido artificialmente na foto;
  5. A foto não pode ser de autoria de terceiro, mesmo com autorização do autor;
  6. A foto não pode apresentar manipulações gráficas que distorcem seu contexto real, incluindo máscaras, remoção de fundos e possíveis montagens;
  7. Seleção e premiação

As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros da equipe do WikiParques, do site ((o))eco e convidados. A comissão julgadora irá escolher a melhor foto e declará-la a vencedora.

O anúncio dos vencedores será feito n semana de 10 de dezembro de 2018 através da página do Clube de Fotógrafos do WikiParques, localizado no endereço:

http://www.wikiparques.org/clube-de-fotografos/

Os fotógrafos vencedores terão sua foto divulgada com destaque no Blog e nas mídias sociais do WikiParques, e receberão como prêmio quatro livros sobre meio ambiente. Os vencedores serão notificados por e-mail no mesmo dia do anúncio e precisarão informar um endereço para o envio de seu prêmio.

Últimos detalhes

Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer influência de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à compra de qualquer produto.

Todos os participantes do concurso confirmam que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais sobre suas fotos, e concordam em disponibilizar a foto no WikiParques através da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0);

A comissão julgadora é soberana, competindo a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso. Os critérios e os membros da comissão julgadora serão divulgados aos participantes.

Serão excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, o que é muito, muito feio.

Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, bem como viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso.

Os participantes do concurso concordam em liberar e isentar o WikiParques e seus parceiros, afiliados, representantes, agentes, sucessores, cessionários, funcionários, executivos e diretores de qualquer responsabilidade, doença, acidente, morte, perda, litígio, reivindicação ou danos que possam ocorrer, direta ou indiretamente, seja por negligência ou não, a partir de sua participação no concurso, e/ou a sua aceitação, posse, uso, ou uso indevido do prêmio ou qualquer parte dele, e/ou falhas técnicas de qualquer tipo, incluindo, mas não limitado ao mau funcionamento de qualquer computador, cabo, rede, hardware ou software, e/ou a indisponibilidade ou inacessibilidade de quaisquer transmissões ou telefone ou serviço de internet relacionado ao concurso, e/ou a intervenção humana não autorizada em qualquer parte do processo de participação no concurso, e/ou erro eletrônico ou humano que possa ocorrer na administração da competição ou o processamento das inscrições.

A inscrição neste concurso significa que o participante concorda com estas regras. O não cumprimento de qualquer uma delas poderá causar a desqualificação do participante.

Dúvidas sobre o concurso ou sobre este regulamento podem ser esclarecidas através do e-mail contato@wikiparques.org.br.

 

 

 

Comentários

comentários