30032014-bart-perfil

Bart van Dorp. Foto: www.bartvandorp.com

Para o holandês Bart van Dorp, os anos em que viveu no Brasil foram um prêmio para um fotógrafo de natureza. Bart fez de Recife sua base para viagens, expedições e férias, sempre em visitas aos parques nacionais e reservas do país, onde obteve a maioria das suas imagens. Nestas viagens conheceu vários projetos e iniciativas de conservação, onde viu profissionais esforçados, estudantes e voluntários se esforçarem para tentar preservar espécies ameaçadas de extinção. Ele espera contribuir para esta luta com suas imagens, dando atenção à situação de animais em risco crítico como a onça-pintada ou o muriqui-do-norte. Uma de suas fotos, um Mico-leão-dourado fotografado na Reserva Biológica Poço das Antas foi selecionada pela equipe julgadora como a vencedora da 1ª etapa Concurso WikiParques 2015. Veja aqui também uma galeria com as fotos de Bart do WikiParques.

Infelizmente, em agosto de 2014, Bart e sua família voltaram para a Holanda. De lá, ele participou de um bate-papo com o Blog do WikiParques, onde perguntamos sobre fotografia de natureza, áreas protegidas e um pouco mais sobre a sua foto vencedora:

WikiParques: O que o levou a se interessar pela fotografia de natureza?

Bart van Dorp: A beleza da fotografia de natureza é uma questão de momentos. Às vezes você passa o dia todo olhando, se deixando encharcar pela chuva, para no fim do dia volta para casa de mãos vazias. Porém no dia seguinte, em um momento único, que passaria despercebido aos olhos desatentos, você consegue uma imagem maravilhosa em questão de segundos.

Quais foram as áreas protegidas mais bonitas que você já fotografou?

Nos anos em que eu morei no Brasil fotografei muitas áreas naturais em todo o país. Um dos meus favoritos é o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Admiro especialmente as áreas mais distantes do centro, onde há belas cachoeiras, grutas e vistas de tirar o fôlego.

Qual área protegida você gostaria de fotografar, mas ainda não teve a oportunidade? O que você fotografaria por lá?

Eu gostaria de passar um longo período no Pantanal, para captar algumas cenas de ação do jaguar. Hoje em dia, infelizmente, é caríssima a estadia na região.

Conte um pouco sobre a foto vencedora do concurso. Onde ela foi tirada? Foi uma foto difícil de fazer?

Por causa do meu trabalho, que era em Macaé, eu decidi entrar em contato com a administração da Reserva Biológica Poço das Antas e perguntei se poderia passar um dia na reserva para fotografar o Mico Leão Dourado.

Infelizmente há muitos animais ameaçados de extinção no Brasil. O Mico Leão Dourado, no entanto, é uma história de sucesso. Graças aos esforços da fundação, usando programas de reintrodução em colaboração com zoológicas do mundo inteiro, conseguiram fazer com que a população crescesse 400 para 2.000 entre os anos de 1970 à 2015.

O grupo dos micos que nós visitamos eram mais ou menos acostumados aos visitantes, o que colaborou para que eu pudesse, de forma relativamente fácil, aproximar-me deles.

Alguma dica para amadores que querem fotografar a natureza?

Na fotografia de natureza é importante que você respeite seus modelos. É essencial que nós não perturbemos os animais, seja mexendo nos ninhos dos pássaros ou incomodando animais de qualquer outra maneira, evitando assim acidentes, onde tanto o homem quanto o animal, possam sair feridos.

Veja mais imagens de Bart no site www.bartvandorp.com

 

 

 

Comentários

comentários