Os candidatos aprovados serão contratados para exercer atividades por um período de até seis meses. Foto: Marcel de Paula/Governo do Estado


O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) irá selecionar 60 brigadistas para atuar na Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais das unidades de conservação estaduais e seus entornos. As inscrições gratuitas podem ser realizadas desta quarta-feira (12/06) até sexta-feira (14/06). Os testes, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizados no dia 19/06, nas unidades e na sede do Instituto. As vagas são para trabalho de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 1.000,00 mensais.

Os candidatos aprovados serão contratados baseados na Lei Federal nº 8.745/93 e na Lei Estadual nº 1.978/08, para exercer atividades por um período de até 06 meses, ou seja, dentro do período de estiagem no Estado. 

Para a contratação, o candidato à vaga deverá ser alfabetizado, ter noções de prevenção, controle e combate a incêndios florestais e apresentar atestado médico. Entre as atividades, o candidato aprovado irá executar ações como monitoramento, prevenção, preparação, combate e uso do fogo. Além de saber utilizar adequadamente os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Dentro das atividades também estão incluídas ações sobre conscientização, orientação e educação ambiental relacionada às queimadas e incêndios florestais. Cabe também a coleta de sementes, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas e de alternativas ao uso do fogo na agropecuária.

Inscrições

Para os interessados em atuar na Área de Proteção Ambiental do Lago de Palmas (TO) e na área do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), as inscrições serão realizadas na sede do Naturatins, em Palmas. Os candidatos que quiserem trabalhar no Parque Estadual do Cantão (TO), no Parque Estadual do Jalapão (TO), no Parque Estadual do Lajeado (TO), na Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (TO) ou no Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (TO) devem se inscrever nos escritórios das respectivas unidades de conservação ou buscar a sede do Naturatins. 

“Caso o candidato resida em outras regiões, mas está em trânsito passando por Palmas, ele pode se dirigir a sede do Naturatins com toda a documentação e realizar sua inscrição”, disse o responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins, Tenente Coronel Bombeiro Peterson Ornelas. 

 

*Com informações do Governo do Tocantins

 

 

 

Comentários

comentários