O curso se propõe, entre outros temas, abordar o desafio de como compatibilizar a proteção das áreas naturais – tão importantes para a sobrevivência do ser humano – com o desenvolvimento das atividades econômicas. Foto: IAB/MT


O Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de Mato Grosso (IAB/MT) promove em Cuiabá mais uma edição do curso Criação e Gestão de Unidades de Conservação em Áreas Urbanas. O evento ocorrerá entre os dias 21 a 26 deste mês, na Universidade Federal de Mato Grosso.

O Estado de Mato Grosso possui 103 unidades de conservação, incluindo os 3 parques estaduais urbanos em Cuiabá: o Parque Estadual Mãe Bonifácia (MT), o Parque Estadual Massairo Okamura (MT) e o Parque Estadual Zé Bolo Flô (MT). Essas áreas, apesar de muito pressionadas, prestam importantes serviços ecossistêmicos à cidade e seus moradores, como proteção de mananciais, além de espaços de lazer recreação e turismo, dentre outras diversas funções, como tratamento de saúde, que contribuem para melhoria da qualidade de vida urbana.

O principal objetivo do curso – que já foi ministrado em cidades como Curitiba/PR, Imbituba/SC, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP – é fornecer os conceitos básicos e as técnicas que embasam o planejamento e implantação de unidades de conservação, fundamentadas em uma visão integrada do território e de gestão participativa. Seu  público alvo são, principalmente, gestores urbanos e ambientais, públicos e privados, servidores de Prefeituras, membros de ONGs, profissionais liberais como arquitetos, advogados, biólogos além de pesquisadores, pós-graduandos, universitários e demais interessados.

Como sempre, o curso será ministrado pelo arquiteto e urbanista Miguel Von Behr, mestre em Planejamento Urbano e Regional. As palestrar terão carga horária de 30 horas (haverá emissão de certificado pelo IAB/MT).

Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do curso. É possível contato também pelo telefone (65) 99235-0279, ou pelo e-mail comunicacaoiabmt@gmail.com.

Serviço:

Criação e Gestão de Unidades de Conservação em Áreas Urbanas
Quando?
21 a 26/05, das 19h00 às 22h00; no dia 26/05 (sábado), das 09h00 às 18h00
Onde? Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 – Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT)
Valor? R$ 500,00 para associados do IAB/MT e AEAM/MT; R$ 600,00 para todo o público interessado
Mais informações: pelo telefone (65) 99235-0279, ou pelo e-mail comunicacaoiabmt@gmail.com.

 

 

 

Comentários

comentários