O Núcleo de Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Foto: Fundação Florestal de São Paulo/Acervo


O Parque Estadual da Serra do Mar (SP) abriga uma rica diversidade de árvores e elas serão as protagonistas do curso “Identificação de Espécies Arbóreas da Mata Atlântica” que será realizado no Núcleo Picinguaba do parque nos dias 19 e 20/05. O objetivo das aulas é capacitar os participantes para identificar árvores nativas do bioma e permitir a aplicação deste conhecimento na implementação de trilhas ecológicas e interpretativas.

As atividades serão coordenadas por profissionais especializados em botânica e incluirão os temas A Mata Atlântica – caracterização e conservação, Taxonomia de famílias e gêneros arbóreos nativos mais representativos da Mata Atlântica, com ênfase em caracteres vegetativos e Trilhas ecológicas: importância, planejamento e execução. Dentre as atividades práticas, estão previstas saída de campo para coleta e levantamento de dados, processamento e identificação de amostras botânicas, triagem e registro de dados.

O curso está aberto a todos os interessados e não exige pré-requisitos. As inscrições podem ser feitas online através deste link. O valor de investimento para participar do curso é de R$300 e inclui três refeições e dois coffee-breaks diários além de uma noite de hospedagem.

Complementarmente ao curso haverá uma ação de apoio ao Projeto Jardim Secreto da Mata Atlântica durante a qual cerca de 100 espécies de árvores da unidade serão identificadas com o Sistema de Identificação Digital (SID). O sistema permitirá que cada árvore fique registrada em uma plataforma digital que fornecerá dados como: distribuição geográfica, grau de ameaça, atributos ecológicos e a representatividade da espécie no Parque Estadual da Serra do Mar.

 

Serviço:

O quê? Curso Identificação de Espécies Arbóreas da Mata Atlântica
Quando? 19 e 20 de maio de 2018, das 8 às 17h.
Onde? Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar – Praia da Fazenda/ Rodovia Rio Santos BR 101, Km 11 – SP
Quanto? R$ 300. O valor inclui três refeições e dois coffee-breaks diários e uma noite de hospedagem. Inscrições podem ser feitas através deste link


*Com informações Fundação Florestal de São Paulo

 

 

 

Comentários

comentários