O manejo de espécies exóticas é uma das áreas de atuação no voluntariado de longa duração. Foto: ICMBio/Divulgação


O Parque Nacional da Tijuca (RJ) está com as inscrições abertas para o seu programa de voluntariado de longa duração. São 13 vagas em diferentes áreas de atuação que vão da pesquisa ao apoio à visitação. O trabalho terá 3 meses de duração – do dia 21/09 ao dia 21/12 – e os interessados têm até o dia 16/09 para se inscrever.

O principal objetivo do programa é atender às necessidades da gestão do parque, por isso foram selecionados sete campos de atuação em que os voluntários terão a chance de colaborar: pesquisa (01 vaga); regularização fundiária (01); captação de voluntários (02); uso público (03); comunicação visual (01); manejo de espécies exóticas e invasoras (04); e controle de impactos (01). Todos os voluntários deverão cumprir uma carga horária total mínima de 150 horas

Para checar os pré-requisitos e as descrições de cada uma das vagas, além de ter mais informações sobre o programa de voluntariado, leia o edital completo neste link. Os interessados precisam enviar seu currículo para parnatijuca@icmbio.gov.br e especificar para qual estão se candidatando. Os selecionados serão informados por e-mail a partir do dia 17/09. O resultado também será disponibilizado a partir do dia 20/09 no site do ICMBio e na página do Facebook do Parque Nacional da Tijuca.

Os voluntários receberão apoio alimentação (almoço 2 vezes por semana). Caso o selecionado não seja morador da cidade do Rio de Janeiro, ele poderá utilizar o alojamento do parque, localizado no Setor Floresta.

Outras oportunidades de voluntariado

O Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca existe há 15 anos e possui seis linhas de ação. Além do Voluntariado de Longa Duração, existem as Atividades Semanais e os Mutirões Mensais, que ocorrem regularmente, a Adoção de Trilhas e Recantos, a Brigada Voluntária e os Mutirões Infantis, voltados para o engajamento das crianças. Para acompanhar, basta seguir a página do parque no Facebook, com os informes de todas as ações que serão realizadas.

Assista o vídeo produzido pelo ICMBio sobre o voluntariado no Parque Nacional da Tijuca:

 

 

 

Comentários

comentários