Sinalização será uma das principais ações do mutirão da Transcarioca que será no dia 30/09. Foto: Duda Menegassi


As inscrições estão abertas para os interessados em participar do Grande Mutirão da Trilha Transcarioca que será realizado no último domingo do mês, dia 30/09. As ações irão ocorrer simultaneamente em seis trechos da Trilha Transcarioca (RJ), distribuídos em 4 unidades de conservação que cruzam o percurso de 180 Km de extensão da trilha. Os voluntários irão realizar a manutenção da sinalização, o manejo e a coleta de lixo em cada um dos trechos que receberá o mutirão.

No Parque Nacional da Tijuca (RJ), os voluntários irão atuar no trecho Bom Retiro x Represa dos Ciganos e Bom Retiro x Cova da Onça. Dentro do Parque Estadual da Pedra Branca (RJ), o mutirão irá cobrir outros dois trechos: Pau da Fome x Camorim e Piraquara x Pedra do Ponto. O Parque Natural Municipal de Grumari (RJ) também será palco das atividades de sinalização e manejo dos voluntários da Transcarioca na trilha que percorre as praias selvagens.

Um dos destaques deste evento será a presença do Parque Natural Municipal da Cidade (RJ), unidade de conservação que foi adicionada ao roteiro da Transcarioca em dezembro de 2017. Será o primeiro mutirão de voluntariado no parque, localizado no bairro da Gávea e, de acordo com o coordenador de sinalização da Associação Movimento Trilha Transcarioca, Jeremias Freitas, a ação por lá será dividida em 3 grupos: um deles irá sinalizar o trecho que conecta o parque municipal à Vista Chinesa, outro irá realizar a sinalização da trilha circular interna, e o último grupo irá trabalhar na manutenção do Mirante das Margaridas, um dos atrativos da área protegida carioca.

Para se inscrever, acesse o link disponível aqui e preencha o formulário online, especificando em qual dos trechos você gostaria de atuar. Há limite de vagas por setor e cada trecho terá seu ponto de encontro correspondente, com hora prevista de início às 8 horas da manhã em todos eles.

Parque da Cidade foi incorporado à Trilha Transcarioca em dezembro de 2017. Foto: Duda Menegassi

 

 

 

Comentários

comentários