Parque Estadual do Ibitipoca e outras unidades de conservação estaduais mineiras abrem vagas para voluntários. Selecionados participarão de atividades que vão do manejo das unidades até organização de eventos. Foto: Leonardo Vieira da Silva


O Parque Estadual do Ibitipoca (MG), o Parque Estadual do Rio Doce (MG) e o Parque Estadual Mata do Limoeiro (MG) estão com edital aberto para seleção de voluntários. Ao todo, são oferecidas 80 vagas, com diferentes datas de inscrição.

No Parque Estadual do Ibitipoca são 20 vagas para trabalhos no período de agosto e setembro. Os voluntários desenvolverão atividades de apoio à recepção, triagem e orientação de visitantes; desenvolvimento de atividades de educação ambiental; acompanhamento de grupos de visitação escolar; realização de palestras, oficinas, atividades lúdicas e educativas; dentre outras. As atividades desenvolvidas pelo voluntário serão planejadas pela gerência da unidade de conservação.

As inscrições deverão ser realizadas obrigatoriamente nos prazos estabelecidos para cada turma. Ainda é possível a inscrição para a turmas 3, de 01 a 11/08, e para a turma 4, de 09 a 22/09. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição constante do anexo I do edital e enviar junto com currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br com o assunto “Inscrição Voluntariado Ibitipoca 2019”. O edital completo pode ser conferido aqui.

Já no Parque Estadual do Rio Doce, são 40 vagas disponíveis para atividades voltadas para as temáticas de uso público, comunicação e educação ambiental, pesquisa e monitoramento, a serem desenvolvidas no período de prestação de serviços como, acompanhamento a pesquisas científicas; atendimento ao público no acompanhamento em trilhas e orientação a visitantes sobre regulamentos do Parque; desenvolvimento de atividades de educação ambiental, dentre outros.

As vagas são para trabalhar entre os meses de agosto e novembro de 2019. As inscrições vão de 1º de agosto a 27 de novembro. Os interessados deverão encaminhar o currículo para o e-mail periodoce@meioambiente.mg.gov.br, incluindo cópias dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço), bem como do formulário de inscrição disponível no Anexo I do edital (AQUI). 

No Parque Estadual Mata do Limoeiro, a oportunidade é para trabalhar nos dias 24 e 25 de agosto de 2019 na realização da 5ª Volta da Mata do Limoeiro. As inscrições podem ser feitas de 12 a 15/08. O edital pode ser visto neste link.

Os voluntários serão capacitados na manhã do dia 24/08 para ajudar nas atividades de apoio à recepção, triagem e orientação de visitantes na portaria e sede do Parque; realização de atividades de Educação Ambiental com foco na orientação dos participantes do evento para uma conduta consciente no interior da unidade de conservação; condução ou acompanhamento de grupos nas salas temáticas do parque; dentre outras atividades. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas nos e-mails parquemata.limoeiro@meioambiente.mg.gov.br e alex.oliveira@meioambiente.mg.gov.br, ou pelo telefone (31) 3799-9292.

 

*Com informações do IEF

 

 

 

Comentários

comentários