Parque Nacional da Serra dos Órgãos está com inscrições abertas para voluntários. Foto: Guilherme Pessanha/WikiParques


Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ). Os voluntários irão apoiar atividades de monitoramento e pesquisa no parque e irão trabalhar por 10 dias no parque: de 15/03 a 24/03 ou de 12/04 a 21/04. São 32 vagas no total e os interessados têm até o dia 18/02 para se inscrever e participar da seleção.

Os voluntários irão atuar no Projeto Monitora, que faz amostragens de bioindicadores de mamíferos, aves e borboletas frugívoras. Durante a coleta de amostras os voluntários ficarão hospedados em alojamentos em duas áreas distintas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. É importante que no formulário de inscrição o candidato informe com qual grupo de fauna (mamíferos e aves ou borboletas) pretende trabalhar.

Para se inscrever é necessário fazer o cadastro no Sistema do Programa de Voluntariado do ICMBio. Leia o edital completo do programa de voluntariado (AQUI) para mais informações. Os voluntários terão alimentação durante todo o período, mas o ICMBio não fornecerá transporte até o município de Teresópolis, onde está a sede do parque. Ao final da campanha, os participantes receberão certificado de 80 horas. Como o trabalho será realizado em trilhas bastante íngremes, com caminhadas diárias de cerca de 7 km, é necessário que o voluntário esteja em boa forma física.

 

 

 

Comentários

comentários