Programação online e melhora da qualidade ambiental na quarentena são os destaques deste ano.


Em meio ao enfrentamento da Covid-19, o estado do Rio de Janeiro observa impactos positivos do isolamento social no meio ambiente. Por isso, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promovem programação especial para a população se abastecer de sustentabilidade nesta quarentena.

Entre as ações, os órgãos ambientais vão divulgar dados inéditos de melhora da qualidade ambiental no estado entre março e maio deste ano, que vão desde a melhora expressiva na qualidade do ar, dados sobre balneabilidade das praias até o aparecimento de espécies endêmicas da Mata Atlântica nas unidades de conservação.

A educação ambiental também vai entrar na onda das lives. No Instagram do Programa Vem Passarinhar RJ (@vempassarinharRJ), nos dias 05 e 06/06, o biólogo do Inea João Rafael Marins chama especialistas e convidados para falar sobre ornitologia e preservação da biodiversidade. As unidades de conservação estaduais também vão promover eventos online pelas redes sociais com a temática ambiental.

Ao longo da semana, a Seas e o Inea lançarão publicações para o público infantil: Lixo não é brincadeira. Ou pode ser?, o livro de colorir Flora e Cauã em um dia no parque, a cartilha e o jogo da memória 10 espécies ameaçadas do Rio de Janeiro, tudo para conscientizar e ensinar os pequenos a importância e como cuidar dos recursos naturais. Com relação à coleta seletiva, a pasta ambiental lança a cartilha Vamos cuidar do lugar onde vivemos, que mostra os perigos do descarte incorreto de resíduos e convida a repensar os hábitos de consumo.

No âmbito técnico, o Inea vai lançar a nova edição da Revista Ineana, periódico interdisciplinar que tem como objetivo disseminar e debater as questões ambientais fluminenses, com os artigos vencedores do 1º Prêmio de Meio Ambiente do instituto. O instituto também promoverá o 1° Seminário Estadual de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). O evento será online e transmitido pelo YouTube. Por meio da plataforma online da Universidade do Ambiente, a Agência Nacional das Águas disponibilizou quatro cursos à distância sobre legislação e gestão de recursos hídricos.

A Seas e o Inea convidam toda a população para acompanhar a programação da Semana do Ambiente 2020 nos nossos sites e nos perfis oficiais:

Instagram: @ambienteRJ / @inea.rj.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/ambiente.rj.gov.brhttps://www.facebook.com/inea. rj.gov.br

Programação:

01 de junho

o2 de junho

  • 15h00: Palestra on-line “Conhecendo a APA Maricá”
  • 15h00: Live do Parque Estadual do Desengano no Cume da Pedra Dubois no Facebook do parque
  • 16h00: Live “Os limites da representatividade e participação social em tempos de isolamento.”
    Lançamento da cartilha e do jogo da memória “10 espécies ameaçadas do Rio de Janeiro”

03 de junho

04 de junho

  • 10h00: Palestra on-line “O Refúgio de Vida Silvestres do Médio Paraíba, gestão e desafios”. Link no Instagram @revismep.inea no dia do evento.
  • 10h30: 1° Seminário Estadual de RPPNs – mais informações
  • 15h: Live “Conhecendo a RESEX”, promovida pela Reserva Extrativista Estadual de Itaipu. Inscrição: https://bit.ly/2M5QgTe
    Lançamento do livro de colorir “Flora e Cauã: Um dia no parque”

05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

  • 09h00: Live “Conhecendo a sede do Parque Estadual do Desengano” no Facebook do parque
  • 15h00: Palestra on-line ”Ciclo Hidrológico e o Parque Estadual da Serra da Tiririca”
  • 18h00: Live sobre o Programa Vem Passarinhar RJ no Instagram @vempassarinharj
    Lançamento da cartilha “Vamos cuidar do lugar onde vivemos”

06 de junho

  • 18h00: Live no Instagram @vempassarinharj: Passarinhar muda vidas
    Lançamento da cartilha “Lixo não é brincadeira. Ou pode ser?”

 

*Com informações do Inea-RJ

 

 

 

Comentários

comentários