Parque Estadual Cunhambebe. Foto: Divulgação/Inea

Parque Estadual Cunhambebe. Foto: Divulgação/Inea

Nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, às 11h, será inaugurada a sede própria do Parque Estadual Cunhambebe (RJ), em Mangaratiba, pelo governador do estado, Luiz Fernando Pezão, e pelo secretário estadual do ambiente, André Corrêa. A sede de 1,5 mil metros quadrados, conta com um centro de visitantes com auditório e utiliza modernos critérios de construção sustentável, como energia solar para aquecimento de água, reuso de águas fluviais, telhado verde e madeira certificada.

O Parque criado em 2008 tem uma área de 38 mil hectares e abrange as regiões de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí. Ele protege importantes áreas de mananciais, como as nascentes da microbacia do Rio das Pedras, em Rio Claro. Estas nascentes drenam para o Rio Piraí, responsável por até 15% da água disponibilizada no Sistema Guandu, que abastece a Região Metropolitana do Rio. A preservação de remanescentes da Mata Atlântica também permite a formação de corredor ecológico entre os maciços da Bocaina do Tinguá, contribuindo para a preservação de espécies nativas da fauna e flora.

A UC recebe cerca de 18 mil visitantes por ano (dados de 2013) e esse número poderá dobrar com a melhoria da infraestrutura de atendimento. O complexo administrativo inclui alojamento para o contingente de cerca de 20 guarda-parques que atua na unidade, além de acomodações para pesquisadores. O investimento totalizou R$ 4,8 milhões, incluindo aquisição de mobiliário, equipamento e veículos. A Área de Proteção Ambiental (APA) de Mangaratiba também terá sua sede funcionando no novo complexo administrativo.

Para os interessados em participar desse grande evento, a inauguração da sede acontecerá na Estrada da Cachoeira, s/n – Vale do Rio Sahy (acesso pelo km 423 da BR 101 – entrada do Condomínio Reserva do Sahy – Rio de Janeiro). Veja abaixo:

12189303_542224669263867_4242459240814687597_o

 

 

 

Comentários

comentários