Inauguração do bromeliário sustentável. Fotos: Ingrid Pena

Inauguração do bromeliário sustentável. Fotos: Ingrid Pena

Na sexta-feira (08/07), foram inaugurados dois novos atrativos para os visitantes do Parque Estadual da Pedra Branca (RJ): um bromeliário sustentável e a Trilha do Mel, uma nova trilha com 30 colmeias ornamentais.  As atrações são fruto de uma parceria com a empresa Furnas e a ONG Natureza Doce para fomentar a educação ambiental e a pesquisa científica. 

O novo bromeliário conta com uma exposição de bromélias e, dentre outras, abriga uma espécie endêmica do parque, a Neoregelia camorian. A estrutura, construída com material oriundo das torres de transmissão de energia da Empresa Furnas, fica localizada na entrada da Trilha do Mel.

A outra novidade é a própria trilha do Mel, concebida para proteger e expor abelhas nativas da Mata Atlântica. Em um percurso de aproximadamente 300 metros, as abelhas estão dispostas em 30 colmeias ornamentais em forma de casa. A trilha começa no bromeliário, situado na sede do Parque (Núcleo Pau da Fome) e termina na trilha do Rio Grande.

A unidade de conservação também ganhou uma placa que conta a história da comunidade quilombola local, Cafundá Astrogilda. Por fim, foi inaugurada uma guarita, reformada em mutirão com os quilombolas.

 

 

 

Comentários

comentários