Cachoeira_no_Parque_Estadual_de_Ilhabela_Bianca SchumacherWKPS

Uma das cachoeiras do Parque Estadual de Ilhabela, que completa 41 anos. Foto: Bianca Schumacher/WikiParques


No dia 20 de janeiro, o Parque Estadual de Ilhabela (SP) completa 41 anos de existência, mas as comemorações começam nesta quinta-feira (18/01). A lista de atividades comemorativas é quase tão extensa quanto a história da unidade de conservação: exposições, trilhas, plantio de mudas, contação de histórias, sessão de cinema e, claro, um bolo de parabéns. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Basta comparecer.

A maratona começa amanhã, às 10h00, com um momento de conscientização sobre crimes ambientais a partir da exposição dos apetrechos de caça apreendidos pela Polícia Ambiental dentro do parque. No dia 19, às 17h00, o destaque é das comunidades caiçaras da Baia de Castelhanos, que contarão histórias sobre seu modo de vida. Haverá também uma mostra com os artesanatos produzidos por eles. A partir das 15h00, tanto no dia 18 quanto no dia 19, serão exibidos clássicos do cinema com a temática ambiental.

No dia 19, é a vez da observação de aves na trilha da Água Branca, com saída às 08h00 do Centro de Visitantes e início previsto para 09h00, na guarita de entrada do parque, na estrada parque de Castelhanos. Também será feito o plantio de 40 espécies nativas da Mata Atlântica, com ponto de encontro na Base Operacional do parque, às 17h00. No final da tarde terá início uma trilha noturna para curtir a paisagem do Mirante do Baepi sob a luz das estrelas.

Passaro_PEIlhabela_BiancaSchumacherWKPS

Observação de aves, como o saí-verde da foto, é um dos destaques da programação de aniversário. Foto: Bianca Schumacher/WikiParques


Às 15h00 do dia 20, a autora da pesquisa Patrimônio Natural, unidades de conservação e serviços ecossistêmicos, Sueli Angelo Furlan, participará de um um bate-papo na sede administrativa do parque com o tema “A quem pertence o parque estadual?”. Às 17h00, na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, estão todos convidados para a festa com direito ao clássico um bolo de aniversário. A gestora do parque, Maria Inez Fazzini, comemora os 41 anos de conservação no parque: “Temos o privilégio de proteger a maior mancha de floresta em ilha do país, proporcionando água, belezas e qualidade de vida aos moradores e visitantes do município. Convidamos a todos para conhecer, usufruir e comemorar conosco a existência do Parque Estadual Ilhabela”.

Para mais informações sobre a programação especial de aniversário, entre em contato com o parque através dos telefones (12) 3896-2585 e (12) 3896-1646.

 

*Com informações Fundação Florestal de São Paulo

 

 

 

Comentários

comentários