Visita monitorada é realizada no Parque Estadual do Utinga. Foto: Julio Meyer/WikiParques.


Promover a educação ambiental e o convívio com a natureza enquanto caminha pela floresta amazônica é a proposta das visitas monitoradas no Parque Estadual do Utinga (PA), que voltarão a ser realizadas na semana que vem. O agendamento recomeça a partir do dia 14/01 e são feitas até duas visitas diárias, às 8h e às 9h. Os passeios guiados podem ser solicitadas por instituições de ensino e pesquisa, entidades públicas, projetos sociais e sociedade civil. A visitação é gratuita.

A visita começa no Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), onde há estacionamento para ônibus e vans. De lá, os visitantes andam pela pista principal do parque até a entrada da trilha do Patauá, onde são realizadas as atividades de educação ambiental. Entre os atrativos do trajeto está o mirante do Lago Bolonha. Para grupos formados por maiores de 14 anos, o retorno à sede é feito pela trilha do canal Yuna.

Para agendar o tour, é necessário entrar em contato pelo e-mail visitacao.peut@ideflorbio.pa.gov.br, e encaminhar na mensagem o nome e endereço da instituição, os dados da pessoa responsável pelo grupo (nome, RG e CPF) e também a quantidade de pessoas que compõem o grupo. Os grupos podem ter até 40 pessoas, e as visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e às terças-feiras, dia em que o parque está fechado para manutenção.


*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio

Comentários

comentários