Juquery_1_Fundação Florestal SP

Ação retirou 1,5 tonelada de lixo do rio Juquery. Foto: Fundação Florestal de São Paulo/Divulgação


Na última quinta-feira (22/03), data em que é comemorado o Dia Mundial da Água, o Parque Estadual do Juquery (SP) realizou uma operação de limpeza nas águas da represa localizada na área protegida. A ação retirou 1,5 tonelada de resíduos das águas do rio Juquery, um número que ainda impressiona, mas que mostra melhorias quando comparado às 8 toneladas de lixo que foram coletadas em anos anteriores durante a mesma operação.

O evento teve o apoio de voluntários e das prefeituras do entorno do parque: Caieiras, Mairiporã e Franco da Rocha. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Ambiental e a Guarda Municipal também participaram das atividades. Esta é a oitava edição da megaoperação de limpeza e a próxima já tem data: o dia 14 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Limpeza das Águas.

O parque está localizado dentro da região da Grande São Paulo e abriga a área de drenagem da represa Paulo de Paiva Castro, que integra o Sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento do estado paulista. Além da importância hídrica, a área protegida de 2 mil hectares de extensão preserva o último fragmento de Cerrado da região metropolitana de São Paulo.


Juquery_3_Fundação Florestal SP

Limpeza envolveu a equipe do parque, voluntários e diversas organizações públicas e privadas. Foto: Fundação Florestal de São Paulo/Divulgação


*Com informações Fundação Florestal de São Paulo

 

 

 

Comentários

comentários