A trilha de 50 metros é monitorada e feita em grupos. Foto: Divulgação/Fundação Florestal


O Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar (SP) acaba de inaugurar a Trilha Caminho das Vivências, um percurso de 50 metros que tem o objetivo de aguçar os sentidos do visitante durante uma trilha de olhos vendados no meio da Mata Atlântica. Com 30 minutos de duração, a trilha monitorada é feita em grupos, que devem fazer agendamento prévio. 

A atividade é realizada com os pés descalços para que o tato, o olfato e a audição possam perceber os diferentes elementos da natureza: formas, texturas, sons e cheiros. A experiência permite exercitar a curiosidade e a criatividade na interação com a natureza e a troca de experiências entre os participantes. 

Outra novidade do Núcleo é a torre de observação de pássaros, instalada entre as copas das árvores para melhorar a experiência dos visitantes na contemplação de aves. De lá, é possível um contato maior com a rica fauna de aves que vive na Unidade de Conservação, como macucos, jacutingas, saudades, cuiú-cuiús, negrinhos-do-mato, pavós e gaviões-de-penacho.

 

*Com informações do Governo de São Paulo

 

 

 

Comentários

comentários