Revitalização trilha Lagoinha do Leste. Foto: Divulgação/Floram

Revitalização trilha Lagoinha do Leste. Foto: Divulgação/Floram

A Trilha da Lagoinha do Leste leva a uma das praias mais preservadas da cidade de Florianópolis. Localizado no Parque Municipal da Lagoinha do Leste (SC), o destino procurado por turistas e moradores da cidade motivou novas sinalizações, manejo de solo, drenagens e a padronização do caminho que prometem dar à trilha que lhe dá acesso mais segurança. Após cinco meses de trabalho, a revitalização foi concluída e aberta ao público.

“A intenção desde o inicio foi de dar ao transeunte da região, ao visitante e também ao munícipe que ocasionalmente frequenta o acesso, mais segurança no caminhar pela trilha da Lagoinha do Leste, um local paradisíaco frequentado anualmente por turistas de várias partes do planeta”, observa Volnei Carlin, diretor da Fundação Municipal do Meio Ambiente, órgão ambiental municipal.

Para melhorar o acesso, pedras foram deslocadas e assentadas no percurso intercaladas com roletes de eucaliptos tratados que devem durar pelo menos 15 anos. Os degraus facilitam a locomoção e também diminuem o impacto de degradação na trilha. Também houve um manejo de vegetações. Estudantes de uma escola estadual local plantaram mudas de palmitos da Mata Atlântica que vão “segurar” o solo em volta da trilha. O plantio de figueiras nativas também auxiliará o processo de drenagem.

A sinalização local também foi melhorada: há indicativos sobre o percurso, placas de orientação para medir a distância percorrida e sinalizações de interpretação ambiental como a interações ecológicas, a sucessão vegetal, geologia e história da trilha em português, inglês e espanhol.

A revitalização da trilha da Lagoinha faz parte do Programa Roteiros do Ambiente, que pretende melhorar 34 trilhas de Florianópolis, em uma parceria da prefeitura com vários órgãos. Neste verão, 10 trilhas revitalizadas serão entregues ao público, incluídas a trilha do Poção do Córrego Grande, finalizada em 2015, e a da Lagoinha do Leste.

 

*Com informações da Floram

 

 

 

Comentários

comentários