Sinalização_CaminhoSerradoMar_Hugo de Castro_2WKPS

Voluntários sinalizam a pegada dos Caminhos da Serra do Mar após a aula teórica. Foto: Hugo de Castro


No último domingo (08/4), o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) realizou uma oficina de sinalização para capacitar voluntários, condutores e servidores e apoiar a implementação da rede de trilhas brasileiras. Para colocar os ensinamentos na prática, os participantes sinalizaram 5 km da trilha Uricanal, parte dos Caminhos da Serra do Mar, trajeto de 68 km dentro do parque nacional.

Sinalização_CaminhoSerradoMar_Hugo de CastroWKPS

A pegada dos Caminhos da Serra do Mar. Foto: Hugo de Castro

Aproximadamente 40 pessoas participaram da oficina que foi organizada pela Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com os coordenadores-voluntários de sinalização e manejo da Trilha Transcarioca (RJ), que lideraram a capacitação.

Além dos técnicos ambientais do parque, representantes de outras unidades de conservação do entorno, como o Parque Estadual dos Três Picos (RJ) e a Área de Proteção Ambiental Guapimirim (RJ), também participaram do encontro. A expectativa é que os Caminhos possam se estender futuramente para além das fronteiras da Serra dos Órgãos. Atualmente, cerca de 33 km da trilha de longo curso estão sinalizados com as pegadas pretas e amarelas – cada uma em um sentido. Além da Uricanal, a travessia Petrópolis x Teresópolis foi toda sinalizada em fevereiro deste ano. Na sola, a silhueta simbólica da formação rochosa conhecida como Dedo de Deus não deixará o caminhante esquecer de onde está.

“É muito importante termos uma sinalização única no instituto que ao mesmo tempo gera a identidade do sistema nacional de trilhas e respeita as particularidades de cada unidade de conservação. Aqui no nosso caso a bota possui a marca da unidade, o Dedo de Deus, logo o caminhante saberá que está participando de um projeto nacional e ao mesmo tempo que a trilha Uricanal faz parte do Parnaso”, ressaltou o gestor do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Leandro Goulart.

Oficina sinalização PARNASO_Hugo de Castro

Oficina de sinalização ministrada pelos voluntários da Trilha Transcarioca. Foto: Hugo de Castro

 

*Com informações ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários