O seminário que acontece na terça-feira (18/07) discute o cenário do voluntariado num âmbito nacional e internacional. Voluntários no Parque Nacional da Tijuca, no Rio. Foto: Marco Sarti

Voluntários no Parque Nacional da Tijuca, no Rio. Foto: Marco Sarti/Divulgação


O Parque Nacional da Tijuca (RJ) é uma referência dentro do programa de voluntariado desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em 2017, os voluntários somaram mais de 10 mil horas de trabalho e envolveram quase 1.800 participantes. Em 2018, o trabalho recomeça a todo vapor.

Neste sábado (6) será realizada uma atividade de manejo na trilha da Pedra do Conde e outras 15 ações estão previstas para janeiro. Uma delas será um mutirão, agendado para o dia 14 de janeiro, na trilha do Pico da Tijuca para retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado e da nova área com mirante. Também há atividades de voluntariado durante a semana, às terças, quartas e quintas.

Quem quiser se juntar ao trabalho voluntário no Parque Nacional da Tijuca pode realizar o cadastro através da página disponível aqui. Também é possível acompanhar as futuras programações na página do grupo de voluntariado do parque no Facebook e no chat coletivo do grupo no Google, onde as programações são publicadas mensalmente.

Veja a programação completa de janeiro:

06/01 (sábado) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

09/01 (terça) – Manutenção da área da Cascata Gabriela: manutenção da área do recanto, com envernizamento do mobiliário rústico e outras melhorias.

10/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

11/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

13/01 (sexta) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

14/01 (sábado) – Mutirão Trilha do Pico da Tijuca: Retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado da trilha e da nova área com mirante. Nível de esforço: médio (trilha de 1 hora e uso de ferramentas agrícolas).

16/01 (terça) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

17/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

18/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

20/01 (sábado) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

23/01 (terça) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

24/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

25/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

27/01 (sábado) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

30/01 (terça) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

31/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

 

 

 

Comentários

comentários