Travessia_1 (Bico do Papagaio)_WKPS

No alto do Tijuca Mirim, com a floresta e a Pedra da Gávea ao fundo. Foto: Duda Menegassi


Neste final de semana, o Parque Nacional da Tijuca (RJ) celebrou os 10 anos do ICMBio com a realização de mais uma etapa do projeto comemorativo “10 picos, 10 travessias“. Os 2 dias de caminhada somaram 31 quilômetros e percorreram os 5 trechos da Trilha Transcarioca que cruzam o parque. A expedição começou no sábado pela manhã, na Represa dos Ciganos, e terminou no início da noite, na Floresta da Tijuca. No domingo, a caminhada foi em direção à Vista Chinesa e terminou no recém-aberto circuito do Parque Natural Municipal da Cidade (RJ), também incluído na Transcarioca.

O evento reuniu aproximadamente 20 pessoas. Entre os participantes estava o Coordenador de Uso Público e Negócios do ICMBio, Pedro Menezes; o coordenador-geral do Movimento Trilha Transcarioca, Horacio Ragucci; guarda-parques da unidade de conservação; além de voluntários e adotantes da trilha de longo curso carioca. O gestor do Parque Nacional do Itatiaia (RJ), Gustavo Tomzhinski, e servidores do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) também se juntaram à travessia para conhecer de perto o padrão de sinalização e manejo do percurso. As práticas serão aplicadas nas suas respectivas iniciativas: a Transmantiqueira e os Caminhos da Serra do Mar.

Grupo_FlorestadaTijuca(Wkps)

Grupo no segundo dia da travessia. Foto: Duda Menegassi


No caminho das pegadas amarelas que marcam a Transcarioca, o grupo percorreu atrativos como o Pico da Tijuca, o ponto mais alto do parque (1.021 metros), o Bico do Papagaio, o Morro da Cocanha, o Mirante da Cascatinha, a Pedra da Proa e a Mesa do Imperador. Em cada um dos cumes ou mirantes era possível se encantar um pouco mais com a Cidade Maravilhosa de diferentes ângulos.

Mas nem só de beleza cênica e paisagens panorâmicas é feita a trilha. Os participantes cruzaram também diversos sítios históricos e culturais como as ruínas da Fazenda Boa Vista, a maior construção remanescente de uma época em que os cafezais reinavam no Maciço da Tijuca. A Capela Mayrink, o Museu do Açude e a casa de Castro Maya completam o mergulho no passado da floresta.

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro é o novo atrativo cultural da Transcarioca, localizado dentro do Parque Natural Municipal da Cidade. A linha de chegada da travessia de dois dias foi também a de largada do circuito recém-aberto na área protegida. O percurso circular possui 2,6 quilômetros e já está sinalizado e manejado, pronto para ser mais um atrativo no cardápio dos caminhantes que fizerem os 180 quilômetros da Transcarioca.

ParquedaCidade_wkps

Recepção no Parque da Cidade. Foto: Duda Menegassi


A Trilha Transcarioca

A Trilha Transcarioca possui aproximadamente 180 quilômetros de extensão e cruza a cidade do Rio de Janeiro de Barra de Guaratiba até o Pão de Açúcar. O percurso é sinalizado e auto-guiado, e cruza seis unidades de conservação de proteção integral. Entre elas o Parque Nacional da Tijuca, onde estão 43 quilômetros da trilha, e alguns dos atrativos mais famosos como o Corcovado, a Vista Chinesa e o Pico da Tijuca.

Saiba mais sobre a Trilha Transcarioca no verbete do WikiParques!

 

 

 

Comentários

comentários