Parque Nacional de Anavilhanas. Foto: Dolvane Machado de Lima Filho

Parque Nacional de Anavilhanas. Foto: Dolvane Machado de Lima Filho

O Parque Nacional de Anavilhanas (AM) inaugurou nesta segunda-feira, 14/11, uma trilha de mais de 4 quilômetros em meio à floresta de terra firme. A trilha, aberta no passado para pesquisa, foi revitalizada para ampliar as oportunidades de visitação no parque. O novo atrativo foi resultado de parceria entre o ICMBio, órgão gestor do parque, e o Hotel Anavilhanas Jungle Lodge, situado em Novo Airão, que viu na área uma oportunidade de ampliar o turismo ecológico na região.

Anavilhanas é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com cerca de 400 ilhas de areias brancas banhadas pelas águas escuras do rio Negro. Além de trilhas terrestres, a unidade conta com outros atrativos: trilhas aquáticas que cruzam ilhas e igapós, praias, voos panorâmicos e o Flutuante dos Botos, no qual os visitantes podem interagir com botos-vermelhos.

A porção de terra firme do parque compreende 40% da área da unidade de conservação (UC), enquanto os outros 60% incluem o arquipélago das Anavilhanas. Com a ampliação da visitação, a gestão da UC espera melhorar, também, a proteção da área e de outras partes do arquipélago que fazem parte do trajeto dos visitantes, por via fluvial, da cidade de Novo Airão até a base.

Para Alfredo Stefani, gerente do Hotel Anavilhanas, “a parceria oferece mais uma oportunidade de turismo sustentável, de se conhecer o destino Amazônia, o destino Anavilhanas, de maneira consciente”.

Evento de inauguração da trilha: parceria com hotel local. Foto: PNA/ICMBio

Evento de inauguração da trilha: parceria com hotel local. Foto: PNA/ICMBio

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários