Onça-Pintada ganha data em calendário nacional. Parque Nacional do Iguaçu comemora a data nesta quinta-feira Foto: Adriano Gambarini


Símbolo nacional da biodiversidade, a onça-pintada acaba de ganhar data comemorativa o Dia Nacional da Onça Pintada, que será comemorado em 29 de novembro. A data traz visibilidade à importância ecológica, econômica e cultural da espécie, além de reforçar ações conjuntas em prol da conservação do animal. Neste primeiro ano de comemoração, o Parque Nacional do Iguaçu (PR) promoverá um evento amanhã, quinta-feira, no seu Centro de Visitantes (confira a programação abaixo).

A concretização da data se deu a partir da Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) nº 8/2018. Outro reforço de preservação da espécie aconteceu após organizações não-governamentais e países de ocorrência da onça-pintada declararem a data como Dia Internacional da Onça-Pintada, seguindo o Brasil. Com isso, 18 países em que a espécie ocorre terão comemorações com foco na conservação do animal. A iniciativa se deu durante a Conferência entre as Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP-14), que está sendo realizada em Shram El-Sheik no Egito. 

Para Ronaldo Gonçalves Morato, coordenador do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) do ICMBio, o papel de liderança do Brasil impulsionou a escolha da data em nível internacional. “Vamos integrar ainda mais as nações que querem conservar essa magnífica espécie. E os esforços não param por aí, ainda durante a COP-14, foi apresentado um plano de ação global para a conservação da espécie (Roadmap Jaguar High 2030), sendo que vamos trabalhar em conjunto para assegurar a preservação de 30 unidades de conservação prioritárias e o estabelecimento de corredores de conectividade”, ressalta Ronaldo.

Programação:

Quando? 29/11
Onde?
Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu

  • Lançamento da exposição de pinturas doadas pelo grupo Artist Biologist United for Nature;
  • Abertura oficial do evento de celebração do Dia Nacional da Onça Pintada e a Onça Pintada como símbolo da Biodiversidade Brasileira;
  • Lançamento do filme oficial da Onça Pintada (duração 3 minutos);
  • Lançamento filmes Tecendo prosa: a onça pintada com grupo Casa de Concessa (4 min);
  • Entrega do prêmio do concurso de melhor desenho infantil Onça pintada símbolo da biodiversidade brasileira;
  • Encerramento com apresentação da música em homenagem a onça pintada produzida pelo grupo Palavra Cantada


*Com informações do ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários