O passeio turístico inaugural da rota de Capanema no Parque Nacional do Iguaçu. Foto: Jaelson Lucas/ANPr


O Parque Nacional do Iguaçu (PR) inaugurou um novo circuito de atrativos na última sexta-feira (15/02). A rota de Capanema inclui atrações como ilhas, lagoas naturais, trilhas e cachoeira. A abertura do setor do parque para operação turística foi uma conquista da prefeitura de Capanema depois de 20 anos de negociações com o ICMBio. A autorização foi concedida no final de janeiro (23/01), ainda em caráter experimental, e possui validade de 1 ano.

O principal atrativo do novo circuito é a ilha do Sol, situada no rio Iguaçu, a cerca de 18 km do Porto Moisés Lupion, em Capanema. É de lá que partem as embarcações da Macuco EcoAventura, empresa que já opera passeios turísticos no parque, no setor de Foz do Iguaçu. Outros pontos turísticos que passam a integrar o parque em Capanema são a ilha do Cavalo, onde há três lagoas naturais; a Trilha da Taquara, um percurso de 800 metros dentro da Mata Atlântica que inclui uma cachoeira; e o passeio pelo rio Silva Jardim, que dura cerca de três horas e atravessa os balneários Wesling e Gavião Macaco.

A Macuco faz passeios diários para as 3 principais atrações turísticas da região (Ilha do Sol, Silva Jardim e Trilha da Taquara), com possibilidade de pernoite na Ilha do Sol, além de passeios com barco para ver o pôr-do-sol, rafting e caiaque. Acesse aqui a página da empresa para mais informações sobre valores e a disponibilidade dos passeios.

De acordo com o gestor do parque, Ivan Baptiston, foi assinado pelo ICMBio o que chamam de Autorização Direta (AD), documento que autoriza a empresa Macuco EcoAventura a exercer as atividades de visita pública do parque. “Não cabe um edital de licitação neste caso, uma atividade que, para nós, parece pequena, embora saibamos do tamanho e da importância disso para o município. A empresa protocolou o pedido para operar, nós avaliamos nos termos da legislação e autorizamos a execução das atividades. Ainda em fase experimental”, explicou Baptiston.

O passeio turístico inaugural da rota de Capanema no Parque Nacional do Iguaçu. Foto: Jaelson Lucas/ANPr


Horário de funcionamento durante o Carnaval

Durante o Carnaval, de 02 a 05/03, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo, às 08h00, com fechamento das portas mantido às 17h00. O horário de funcionamento especial tem como objetivo comportar melhor o alto fluxo de visitantes durante o feriado. A expectativa da equipe do parque é receber 35 mil pessoas apenas durante os 4 dias de folia. Na Quarta-Feira de Cinzas, o atendimento retornará ao horário normal, das 09h00 às 17h00. Os visitantes que quiserem planejar melhor o passeio já podem adquirir o ingresso on-line no site oficial do parque.

 

*Com informação do Governo do Estado do Paraná

 

 

 

Comentários

comentários