Retirada de lixo do rio Iguaçu_Divulgação Parna Iguaçu

Voluntários com as sacolas cheias do lixo coletado. Foto: Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio/Divulgação


Em homenagem ao Dia do Rio, comemorado no dia 24/11, o Parque Nacional do Iguaçu (PR) organizou ontem (21) um mutirão de limpeza para cuidar do seu principal rio, o Iguaçu. O rio é dono das águas que compõem o principal cartão-postal da unidade, as Cataratas, e o objetivo do parque é chamar atenção para importância da conservação dos recursos hídricos. A atividade envolveu 50 voluntários e recolheu 400 kg de lixo em um raio de 30 km que envolveu as águas, margens e encostas do rio. Os principais resíduos encontrados foram embalagens plásticas, garrafas de vidro e utensílios domésticos.

A ação foi dividida em 3 grupos. Um deles era encarregado da limpeza na parte do rio acima das Cataratas, usando barcos, caiaques e barcos com motor. Outro, responsável pela parte abaixo das Cataratas, utilizou barcos de rafting para fazer a retirada de lixo. Uma terceira equipe de voluntários ficou responsável pela limpeza das encostas, trilhas e passarelas no entorno das Cataratas e contou com o apoio do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu.

A iniciativa, coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contou também com o apoio das concessionárias do unidade de conservação e do Parque das Aves.

 

 

 

Comentários

comentários