Itatiaia recebe cerca de 140 mil visitantes por ano. Foto: Rafael Baeta/WikiParques


Na manhã desta quarta-feira (06/02), foi assinado o contrato de concessão de serviços do Parque Nacional do Itatiaia (RJ). A assinatura foi realizada no Centro de Visitantes do parque e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do presidente do ICMBio, Adalberto Eberhard. A licitação dos serviços prevê o investimento de cerca de 17 milhões de reais com o objetivo de melhorar a estrutura de visitação do parque, um dos mais visitados do Brasil.

A empresa vencedora da licitação, válida por um período de 25 anos, é a Hope Recursos Humanos. Entre os principais serviços que serão prestados pela concessionário estão a venda de ingressos; a implantação e gestão de infraestruturas, espaços e serviços de apoio ao transporte no interior do parque; implantação e gestão de estacionamento de veículos; além da implantação e gestão de postos de informação e controle, centro de visitante, serviços de alimentação, comércio, hospedagem (abrigos de montanha e zona de camping) e atividades de aventura.

Na sequência de outros parques nacionais, como Pau Brasil (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO), que assinaram contratos de concessão de serviços, Itatiaia contará com a parceria público-privada para melhorar os serviços de apoio ao visitante e ampliar o acesso à visitação na unidade de conservação, a mais antiga do país, com 81 anos. Em 2017 (os dados oficiais de 2018 ainda não estão disponíveis), o parque recebeu cerca de 140 mil visitantes.

Presidente do ICMBio e Ministro do Meio Ambiente assinam concessão junto com gestor do parque. Foto: ICMBio/Divulgação

 

 

 

Comentários

comentários