Nas travessias Ruy Braga e Rancho Caído caminhantes precisarão levar shit tube. Foto: Giovanni Lemma/WikiParques


O Parque Nacional do Itatiaia (RJ) informou que a partir de hoje entram em vigor novas regras para quem for fazer as travessias Rancho Caído e Ruy Braga. Será obrigatório que os caminhantes apresentem na portaria um kit de tubo de dejetos, popularmente conhecido pelo nome em inglês shit tube, que servirá como compromisso de que não irão deixar pra trás no parque o famigerado “número dois”.

O kit é constituído por um recipiente com volume de 1 litro, pó de cal virgem, jornal e sacola plástica. A nova norma tem como objetivo reduzir a quantidade de dejetos humanos concentrados nos locais de camping e ao longo das trilhas.

A obrigatoriedade vale para apenas para as duas travessias, ambas feitas normalmente em dois dias com pernoite em locais que não possuem infraestrutura de banheiro. No Rancho Caído os trilheiros pernoitam em um acampamento selvagem, e na Ruy Braga há duas opções de abrigo. O coordenador de uso público do parque, Leonardo Cândido, explica que a obrigatoriedade não se estende aos caminhantes que fizerem a travessia da Serra Negra, “pois o ponto de pernoite, realizado na Pousada da Sônia, conta com um banheiro”. O coordenador destaca ainda que esta foi uma decisão feita pela Câmara Temática de Montanhismo e Ecoturismo do parque.

O engenheiro sanitarista e ambiental e mestre em saneamento de Áreas Protegidas, Richard Smith, pontua que a obrigatoriedade do shit tube em travessias sem estrutura de saneamento “é fundamental para a proteção dos mananciais hídricos e a saúde pública dos usuários da unidade de conservação”.

 

 

 

 

Comentários

comentários