Parque Nacional do Pau Brasil sediará mais uma edição do Brasil Ride. A competição leva à unidade ciclistas de todo o mundo. Foto:Acervo/ICMBio


O Parque Nacional do Pau Brasil (BA) receberá mais uma edição do Brasil Ride, um dos maiores eventos de mountain bike do mundo. Apoiado pela União Ciclística Internacional (UCI), a competição reunirá reunirá ciclistas nacionais e internacionais: 500 atletas e paratletas de todo Brasil, além de atletas de 22 países. Serão, ao todo, 7 dias seguidos de competição, e os atletas percorrerão um circuito total de 600 km e 1.3000 m de ascensão. No dia 25/10, os ciclistas vão atravessar 32 km de estradas de terra dentro da unidade de conservação.

Dois esquadrões de brigadistas vão acompanhar os atletas na parte do percurso que passa por dentro da unidade de conservação. Eles serão responsáveis pela vistoria da trilha na madrugada do evento para garantir a segurança dos competidores. No dia 27/10, a maratona também passa em toda a extensão do parque nacional, e 1.700 atletas e paratletas vão conhecer a riqueza da Mata Atlântica no extremo sul da Bahia, e, novamente, a equipe de brigadistas passará por toda a trilha retirando troncos e árvores caídas, examinando todo o terreno para garantir uma experiência espetacular ao cruzar a unidade de conservação.

O Parque já sediou o evento em 2016, 2017 e agora em 2018. “Esse é um exemplo de como pode funcionar bem uma parceria entre o público e o privado, e inserir uma importante unidade de conservação, que é classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, na agenda dos grandes eventos, trazendo visibilidade nacional e internacional à unidade de conservação”, ressalta o analista ambiental da unidade, Lauro Henrique de Paiva Jr.

 

*Com informações do ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários