Foto: Prefeitura de Atibaia


Muito frequentado por pesquisadores e pela comunidade acadêmica para fins de pesquisa científica e de campo, o Parque Natural Municipal da Grota Funda (SP) vai passar por uma revitalização de 5 meses para que a visitação pública também seja parte de suas atividades. Um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Atibaia e a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo contempla serviços de infraestrutura e pavimentação da unidade de conservação, além de serviços de obras de edificações.

A revitalização envolve a pavimentação e manutenção 3 trechos de estrada considerados críticos para o acesso à unidade de conservação e da estrada interna que dá acesso à sua sede. Estas vias internas vão receber serviços de melhoria como tratamento para o leito da estrada, reforço na compactação e intervenção de drenagem, respeitando a característica ambiental do parque.

Em fase de aprovação dos projetos, a reforma e ampliação das edificações compreende a reforma da casa sede e a construção de um anexo para apoio ao visitante, com auditório para realização de atividades de educação ambiental e capacitação. Também serão implementados uma sala de monitoramento, um portal de acesso para controle da entrada no Parque, um viveiro escola para plantio de mudas, a instalação de caixa d’água e uma sala de equipamentos de combate a incêndios florestais.

Com quase 250 hectares de Mata Atlântica preservada,  a restauração dos atrativos turísticos e a implantação de novas estruturas de uso público no Parque Natural Municipal da Grota Funda pretendem viabilizar o turismo ecológico na unidade, além do desenvolvimento de ações de educação ambiental, pesquisas e conservação da biodiversidade.

Atualmente, a visitação à unidade é feita através de agendamento com a Coordenadoria Especial de Meio Ambiente (CEMA), responsável pela gestão do parque, por meio do telefone (11) 4418-7800. Após a reforma, com a implantação de guarita na entrada do parque, será estabelecido o horário de visitação e serão mantidos monitores ambientais capacitados para atender os visitantes.

Foto: Prefeitura de Atibaia

Foto: Prefeitura de Atibaia

 

*Com informações da Prefeitura de Atibaia

 

 

Comentários

comentários