A nova torre de observação de aves no Parque Natural Municipal de Marapendi. Foto: SMAC/Divulgação


Para abrir as comemorações especiais da Semana do Meio Ambiente no Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal de Marapendi (RJ) realizou a inauguração de um novo atrativo: uma torre de observação de avifauna. A estrutura de 14 metros de altura tem como objetivo facilitar e estimular a prática da observação de aves, mas também pode ser usada como mirante para contemplar o parque de cima.

A torre, com capacidade para receber dez pessoas por vez, foi construída integralmente com recursos de conversão de multas ambientais. Além do novo atrativo, o parque ganhou novas placas de sinalização, instalação de equipamentos do parque infantil, um pórtico e um deque na lagoa.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz, que participou do evento de inauguração, uma das prioridades é investir na visitação das áreas protegidas. “Estamos trabalhando muito para ampliar a visitação, especialmente dos próprios cariocas, nas nossas unidades de conservação. Queremos ampliar as adoções de espaços públicos e estabelecer um modelo economicamente sustentável para a conservação dessas unidades”, pontuou o secretário. Queiroz ressaltou também o Vem Passarinhar Carioca, com calendário de eventos de observação de aves em diversas unidades de conservação do município.

No Monumento Natural dos Morros Pão de Açúcar e Urca (RJ) as comemorações do Dia do Meio Ambiente (05/06) se misturaram às do 17º aniversário da área protegida. O monumento natural realizou uma edição do Vem Passarinhar Carioca, além de uma trilha guiada que terminou com bolo e assoprar de velas pro aniversariante.

A programação especial também já começou em outras áreas protegidas cariocas, com ações como plantio de mudas nativas, mutirão de limpeza, palestras com temáticas ambientais e ações para o público infantil.

Participantes do Vem Passarinhar Carioca no Monumento Natural do Morro da Urca e Pão de Açúcar. Foto: SMAC/Divulgação

 

 

 

Comentários

comentários