O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis completou 10 anos de criação este mês. Além de participar do movimento ‘Um dia no Parque’, a celebração foi marcada pelo lançamento de livro sobre a unidade. Foto: Prefeitura de Teresópolis


No fim de semana passado, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (RJ) celebrou os 10 anos de criação com estilo. No sábado (20), aconteceu o lançamento do Selo Comemorativo e do livro Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos. Já no domingo (21), a unidade de conservação recebeu uma série de atividades recreativas que integraram o movimento nacional ‘Um dia no Parque’.

O livro Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos conta a história da unidade de conservação e sua importância para a preservação da fauna e da flora. A edição colorida tem a colaboração dos visitantes: vários frequentadores enviaram imagens e depoimentos, que podem ser conferidos no capítulo intitulado ‘Mural do Visitante’.

Foto: Prefeitura de Teresópolis


No domingo (21), a sede Santa Rita recebeu escaladores, montanhistas e famílias no movimento nacional “Um Dia no Parque”. Um movimento de incentivo à visitação nas Unidades de Conservação com a proposta de oferecer atividades diferenciadas e proporcionar aos visitantes maior contato com a natureza e a biodiversidade. Mais de 200 pessoas passaram pelo local durante o movimento nacional ‘Um Dia No Parque’.

Slackline, muro de escalada e trilhas foram algumas das atividades proporcionadas pelo Parque e pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As trilhas guiadas foram a “Trilha do Jacu” e a “Trilha Pedra Alpina”, inaugurada neste fim de semana, visitantes às alturas para apreciar uma bela vista das montanhas de Teresópolis.

Além disso, os visitantes puderam conhecer mais sobre escalada e montanhismo através das palestras, oficina e exposição de fotos e materiais do segmento esportivo. Assim como o movimento, a iniciativa pretende aproximar as pessoas da unidade de conservação, através do incentivo ao montanhismo e à escalada nas áreas do Parque e entorno.

Foto: Prefeitura de Teresópolis

 

*Com informações da Prefeitura de Teresópolis

 

 

 

Comentários

comentários