Neste domingo, dia 22 de julho, a campanha Um Dia No Parque chama o público a frequentar as unidades de conservação do Brasil. Participar desta iniciativa é simples: escolha uma das unidades participantes, a atividade que gostaria de praticar, e tenha um dia agradável de lazer, educação ambiental e conscientização. Vários parques nacionais, estaduais e municipais (ver lista abaixo) participam da campanha.

Idealizada e organizada pela Rede Pró UC e pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, a data se inspira no Park Day, dos Estados Unidos, quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas, observar pássaros, estrelas e aproveitar os parques nacionais. Da mesma forma, a campanha Um Dia no Parque tem o objetivo de mostrar ao público brasileiro que perto delas provavelmente há uma unidade de conservação, e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo.

Quem participar da campanha pode contribuir também com suas fotos: registre os melhores momentos nos parques e os divulgue em suas redes sociais com a hashtag #UmDiaNoParque. A ideia é que esta hashtag seja adotada por usuários das redes sempre que estiverem desfrutando da natureza das áreas protegidas. Segundo a diretora-executiva da Rede Pró-UC, Angela Kuczach, a campanha pretende “criar uma cultura de reconhecimento e valorização das unidades de conservação pela população brasileira”. 

Conheça as Unidades de Conservação com atividades especiais no primeiro #UmDiaNoParque.

Parque Nacional de São Joaquim (SC)

Atividade: Caminhada Ecológica na Trilha da Cascatinha, na região de Santa Bárbara (trilha leve, mas não adaptada). 
Inscrição: Até 20/07 às 16h00, pelo telefone (49) 3278-4994; presencialmente na sede do ICMBio em Ububici/SC (Avenida Pedro Bernardo Warmling, 1542); ou pelo e-mail reservasparquesaojoaquim@icmbio.gov.br.
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Urubici vai disponibilizar um ônibus gratuito saindo da sede do ICMBio às 08h00, com retorno às 14h00.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) 

Atividade: Observação de aves na trilha do Sancho, partindo do mirante dos Golfinhos, às 09h00

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Atividade: Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO e lar das Cataratas do Iguaçu, em julho, o Parque vai abrir uma hora mais cedo, à partir das 08h00

Parque Nacional da Tijuca (RJ)

Atividades: Caminhada em trilha, escalada, ciclismo, voo livre, banho de cachoeira, rapel, corrida, skate, observação de aves e contemplação da natureza

​Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS)

Atividade: Incursão ao rio Salobra e ao Dente de Cão. Estarão presentes alunos da UFGD – Dourados/MS e do Programa Sentinelas da Serra. São disponibilizadas 10 vagas para o público em geral que queira acompanhar (necessário ter veículo, pois o Parque não fornece transporte). 
Inscrições: Escritório do Parque, pelo telefone (67) 3255-3979

​Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Atividade: A unidade aproveitará o dia para intensificar o manejo e monitoramento da visitação, feitos pela equipe e voluntários. Eles irão aplicar questionários de avaliação do perfil do visitante para conhecer melhor qual é o público que tem frequentado o Parque. Na saída, os visitantes serão convidados a deixarem suas mensagens no “Painel do Visitante”, contando como foi seu “Dia no Parque”, cuja síntese será divulgada nas mídias sociais da unidade de conservação. Além de contemplar a beleza do Cerrado, o visitante tem à disposição atividades como observação de fauna e flora, banho de cachoeira, caminhada. As trilhas dos Saltos, dos Cânions, da Seriema e a Travessia das Sete Quedas, com diferentes níveis de dificuldade, atraem os que mais aventureiros. 

​Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)

Atividades: Teatro na Cachoeirinha; Oficina de reciclados; atividade educacional “Você sabe como é difícil o combate a incêndio florestal?”; slackline e Observação de Aves no Véu da Noiva. A unidade oferece a cadeira Juliette para pessoas com dificuldade de locomoção. 
Horário: das 09h00 às 16h00. Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) km 50

​Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

Atividade: Dia 21 de julho, sábado. Passeio à parte alta da Casca Danta com parada no Centro de Visitantes para contemplação de exposição recém-inaugurada. Haverá apoio de voluntários na recepção e orientação dos visitantes. As vagas do transporte gratuito são limitadas e os interessados devem confirmar suas reservas no escritório do ICMBio em São Roque de Minas, telefone (37) 3433-1324.

Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PR)

Atividade: A 4ª Caminhada na Natureza – Circuito Serra da Prata acontece na área rural do município de Paranaguá. Este ano o circuito terá 10 km, com largada prevista para as 08h30 no barracão comunitário de eventos ao lado da igreja católica da Colônia Maria Luiza. O tradicional café da manhã do evento será servido a partir das 07h00 da manhã e o almoço será preparado pela associação dos agricultores e servido a partir das 11h30. Além disso, no final do percurso haverá uma feira onde os agricultores estarão comercializando diversos produtos. Para saber como chegar, ver o mapa do percurso, inscrever-se e consultar outras informações, acesse: http://www.circuitoserradaprata.com.br.

Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (AL)

Atividade: Mutirão de limpeza de praia em São Miguel dos Milagres, Alagoas. 
Horário: Às 08h00. Ponto de encontro próximo à Pousada Praia Bonita, Povoado de São Miguel – Centro.

Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Vermelho (GO)

Atividade: A unidade apoia a 11ª Volta Ciclística APA Nascentes do Rio Vermelho, que acontecerá dia dias 28 e 29 de julho em Mambaí, Goiás. Serão dois dias de pedalada, percorrendo 176 km, passando por alguns municípios, conhecendo as belezas naturais da área protegida.

Parque Nacional do Catimbau (PE)

Atividade: Além da beleza cênica, o Parque Nacional do Catimbau abriga o segundo mais antigo parque histórico do Brasil. 

Parque Estadual da Chacrinha (RJ)

Atividade: O Parque oferece atividades de educação ambiental, como hortas, adubo orgânico. É possível também fazer visitas guiadas.

Parque Natural da Ipiranga (RJ)

Atividade: O grupo Trilhas na Serra vai desenvolver diversas atividades das 10h00 às 14h00, como piquenique, alongamento, roda de leitura, caminhada ecológica com cadeira Juliette (cadeira de rodas adaptada), yoga, meditação, bate-papo nutricional, brincadeira com crianças. Local: Av. Ipiranga, 853 – Centro, Petrópolis

Parque Estadual da Cantareira (SP)

Atividade: O evento #vempassarinharSP  de observação de aves, a partir das 07h00, no Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual. A organização é do Observatório de Aves do Instituto Butantan, da AvistarBrasil e da SAVE Brasil

Parque Estadual Mata dos Godoy (PR)

Atividade: A ONG MAE (Meio Ambiente Equilibrado) vai promover uma caminhada ecológica e observação de aves à partir das 08h00

​Parque Estadual Alberto Löfgren (SP)

Atividade: O Movimento Conservatio promove uma caminhada pelos principais atrativos do Horto Florestal/ Parque Estadual Alberto Löfgren, na zona norte de SP. O trajeto abordará pontos importantes de sua história, como construções históricas, personagens importantes, além de informações sobre a origem do Instituto Florestal. Um dos destaques do circuito será a visita ao Museu Florestal Octávio Vecchi e uma exposição de fotos antigas, que possibilitará ao público comparar como o Parque era antigamente e como é hoje. A caminhada é organizada em parceria com o Museu Florestal e da Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria do Meio Ambiente.
Horário: das 10h00 às 12h00

Atividades: A Paraná Ecoturismo vai desenvolver atividades no parque estadual, com visitas para conhecer a infraestrutura, história e seus atrativos. Haverá também atividades para crianças. Para esta ação, a empresa está com valores promocionais, para incentivar o turismo.
Inscrições: Informaçõs e reservas: (41) 3462-4121 / (41) 99625-2186; Site: www.paranaecoturismo.com.br; e-mail paranaecoturismo@gmail.com

Reserva Extrativista Marinha de Soure (PA)

Atividades: De 19 a 22/07, haverá atividades na Praia do Pesqueiro. Tabuleiro, pescaria, detetives da natureza! Muita diversão! Participe do Mãos ao Lixo às 15 horas.

Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Atividades: O parque possui vários atrativos tanto na parte alta quanto na parte baixa da unidade. Na alta encontram-se atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar. Já na baixa, encontram-se o Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e os Três Picos.

​Parque Estadual Cunhambebe (RJ)

Atividades: Alguns dos principais atrativos turísticos do Parque Estadual do Cunhambebe são: Cachoeira Véu da Noiva, Travessia Sahy-Rubião/Rubião-Muriqui, Ribeirão das Lages, Ponte Bela.

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (SC)

Atividades: A unidade de conservação oferece extrema beleza cênica, águas com pouca turbidez próprias ao mergulho de observação, Mata Atlântica insular, alta diversidade de ecossistemas. A alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres existentes na Reserva abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção.

Floresta Nacional de Ipanema (SP)

Atividade: Dentro da Floresta Nacional de Ipanema existem percursos de caminhadas em trilhas naturais, sobretudo na Mata Atlântica, e de recreação na área de lazer, onde podem ser encontrados quiosques, playground.

 

*Com informações do ICMBio e Unidos Cuidamos

 

 

Um Dia no Parque: campanha chama brasileiros a frequentarem áreas protegidas

 

 

Comentários

comentários