O Pé no Parque nasceu da ideia - e da necessidade - de atingir um público maior e despertar nele a consciência de qual o papel e a importância das nossas áreas protegidas. O turismo em unidades de conservação só cresce e é essencial que a educação ambiental possa crescer junto. Através de uma websérie com episódios curtos, belos, informativos e emocionantes sobre cada parque, o WikiParques espera contribuir não apenas para estimular a visitação em áreas protegidas, como também tornar este visitante cada vez mais consciente.

Apresentação

Realização

Patrocínio

Episódio 1

No primeiro episódio sobre o Parque Nacional de São Joaquim, damos uma volta geral nas incríveis paisagens e histórias da Serra Catarinense, que revelam a importância do parque para proteção de um lugar de natureza única.

Episódio 2

Imperceptível aos olhos leigos, os paredões rochosos dos cânions contam uma história de milhões de anos que moldou não apenas a paisagem do parque, mas do planeta. A memória das rochas, dos indígenas nativos e dos tropeiros se misturam neste episódio que é um verdadeiro mergulho no passado da região.

Episódio 3

A araucária é um dos símbolos do sul do Brasil, porém poucos remanescentes de matas de araucária sobreviveram à forte exploração madeireira do século passado. Hoje, as árvores possuem um novo valor através do turismo e da gastronomia. Protegidas dentro do parque nacional, as araucárias aos poucos voltam a povoar a Serra Catarinense.

Episódio 4

O turismo em áreas protegidas é uma das melhores formas de sensibilizar as pessoas sobre a importância de proteger a natureza. Essa é a missão dos parques. Em São Joaquim, atrativos não faltam para convencerem os turistas a conhecer seus encantos. Da famosa Pedra Furada aos campos de Santa Bárbara e ao Cânion Laranjeiras, há motivos de sobra para pôr o pé no parque!