Espaço para readaptação de peixes-bois marinhos está sendo construído no Litoral Norte da Paraíba. Foto: Sarah Kather/Acervo FMA


Equipes do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape (PB), estão construindo um espaço para readaptação de peixes-bois marinhos no Litoral Norte da Paraíba. O local está sendo estruturado em ambiente natural e será direcionado aos peixes-bois marinhos em fase de readaptação, além daqueles que precisam de tratamento e cuidados clínicos especiais. A previsão de funcionamento é a partir de dezembro.

O espaço, que está sendo construído com toras de madeira, visa a reintrodução da espécie no estuário da Barra do Rio Mamanguape. A ideia é que, assim que estiverem aptos, os animais sejam reintroduzidos no estuário da região. Atualmente, no Nordeste, só existe uma estrutura sendo construída semelhante a esta, que está localizada em Alagoas.

A Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape é uma região propícia para essa reintegração da espécie, por ser uma das principais áreas de ocorrência de peixes-bois marinhos no Brasil. Ela dispõe dos principais atributos ecológicos que propiciam a existência da espécie, com um importante estuário, ambiente marinho, fontes de alimentação, qualidade hídrica, águas calmas e protegidas, além de ser uma área de proteção ambiental.

 

*Com informações do G1

 

 

 

Comentários

comentários