A cuíca-de-três-listras, quando filhote, pode ser menor do que uma moeda. Foto: Divulgação Parque Nacional da Tijuca


Uma cuíca-de-três-listras flagrada no Parque Nacional da Tijuca (RJ) chamou atenção por seu tamanho, menor que uma moeda de 1 real. O pequeno marsupial foi encontrado por funcionários do Parque, que buscavam caramujos quando viram algo se mexer de forma rápida.

A velocidade com a qual se desloca aliada ao pequeno tamanho, tornam a cuíca um animal de difícil observação. Os hábitos de vida também não facilitam o contato: são mais ativos durante a noite e, por vezes, a espécie se movimenta debaixo da terra.

Estes pequenos marsupiais são caracterizados pela agilidade e também pelos hábitos noturnos. Foto: Divulgação Parque Nacional da Tijuca


O chefe do Parque da Tijuca, Ernesto Bastos Viveiros de Castro, explica que o ideal é não intervir no caminho do animal. “Só interferimos em casos de animais feridos ou encontrados em áreas onde eles poderiam correr riscos. Pessoas sem treinamento adequado só devem manusear os animais em caso de emergência”, alerta.

As cuícas são prova de que tamanho não é documento. Apesar de pequenas, são predadoras vorazes, caçando grandes insetos, aranhas e até outros invertebrados que possuem praticamente o mesmo tamanho. Também são grandes dispersoras de sementes, por isso contribuem com a renovação da floresta.

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários