Ninfa-1000x400_Ideflor_divulgação

Uma ninfa da espécie Anacroneuria singularis em destaque. Foto: Ideflor/Divulgação


Uma espécie rara de inseto foi registrada no Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas (PA). O Anacroneuria singularis pertence à ordem dos insetos aquáticos e até então havia sido registrado apenas na região central e sudeste do Brasil. A presença da espécie é um indicador da boa qualidade das águas dos igarapés (curso d’água amazônico) do parque.

A descoberta foi feita pelo entomólogo Moacir Ribeiro em 2015 e publicada em um artigo na revista internacional especializada Zootaxa. O pesquisador encontrou o inseto ainda em seu estágio imaturo (ninfa), um registro também inédito para espécie que só era conhecida na sua fase adulta. Para identificar o Anacroneuria singularis, o pesquisador precisou criar a ninfa até seu amadurecimento como adulta.

De acordo com Moacir, a presença da espécie registrada é um indicador ambiental da qualidade da água por conta da sua sensibilidade às perturbações externas, principalmente a ação dos seres humanos no habitat do inseto. O pesquisador destaca também a importância da produção de pesquisas e dados sobre esses insetos aquáticos no sul e sudeste paraense, dada a ausência de bases de identificação da espécie, principalmente em sua fase inicial.

 

*Com informações Ideflor-bio

 

 

 

Comentários

comentários