Mais de 40 espécies de aves foram registradas no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos neste fim de semana (17 e 18/08). Foto: Bruno Dinucci


No último fim de semana, dias 17 e 18/08, mais de 40 espécies de aves foram registradas pelas lentes fotográficas dos participantes do Programa Vem Passarinhar Carioca realizado no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos (RJ).

Juruviara (Vireo chivi). Foto: Bruno Dinucci

No percurso que leva ao Morro Dois Irmãos, os visitantes puderam observar as espécies de aves como: a saíra-sapucaia (Tangara peruviana), a saíra-sete-cores (Tangara seledon), o saí-azul (Dacnis cayana), o periquito-rico (Brotogeris tirica), a figuinha-de-rabo-castanho (Conirostrum speciosum), a juruviara (Vireo chivi), a alma-de-gato (Piaya cayana), a jacupemba (Penelope superciliaris) e a mariquita (Setophaga pitiayumi).

Iniciativa lançada em março deste ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, o Passarinhar Carioca tem a finalidade de  incentivar a preservação da biodiversidade e a visitação nos 15 parques municipais da cidade. A primeira edição contou com a participação de 30 pessoas que registraram 41 espécies de pássaros durante uma caminhada de 2 horas pelo Parque Natural Municipal Marapendi (RJ).

“O Passarinhar Carioca é uma atividade de educação ambiental que pretende sensibilizar as pessoas sobre a importância de zelar pela natureza. A nossa proposta é incentivar os cariocas e  os turistas a frequentarem com mais assiduidade as nossas unidades de conservação”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz.

O Passarinhar Carioca acontece no primeiro sábado de cada mês. Acompanhe a programação através da página do Facebook, neste link

 

*Com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

 

 

 

Comentários

comentários